Topo

Barcelona

Novo técnico do Barcelona traça objetivo: jogar bem e ganhar tudo

Quique Setién no primeiro treino com o Barcelona - Divulgação/Barcelona
Quique Setién no primeiro treino com o Barcelona Imagem: Divulgação/Barcelona

Do UOL*

14/01/2020 10h37

O novo técnico do Barcelona, Quique Setién, disse que chega ao clube com o objetivo de ganhar todas as competições de disputar. Para isso, ele acredita que não existe outro caminho a não ser fazer o time jogar bem.

"Meu objetivo é ganhar tudo o que pode ser ganho. Não há outra maneira de melhorar todos os anos e obter o máximo de títulos possíveis, a não ser jogando bem. O melhor caminho para a vitória é jogar bem. É importante associar isso", disse em sua apresentação.

Ex-treinador de clubes como Las Palmas e Real Betis, Quique Setién chega ao Barcelona para substituir Ernesto Valverde, demitido ontem.

Setién assinou contrato com o Barcelona para os próximos dois anos, até junho de 2022, embora o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, alertou que o vínculo contempla a possibilidade de que o futuro presidente, que será eleito nas eleições do clube em 2021, posso realizar uma mudança no cargo.

Admirador confesso do jogo de toques rápidos e ofensivos, Setién chega ao Barcelona com a missão de fazer a equipe recuperar um futebol vistoso.

"Jamais pensei que o Barcelona me escolheria, não tenho títulos, só mostrei que esta filosofia (do jogo de toque) me encanta e, mesmo se tive o Betis, o Las Palmas e o Lugo jogando um bom futebol, eu não sabia que isso seria suficiente para vir, mas sou grato", declarou o treinador.

"Tentarei passar para os jogadores meu entusiasmo, essa vontade, essa confiança que tenho agora", completou Setién, que admitiu que "nem em meus melhores sonhos poderia ter imaginado isso".

"Ainda não tenho perfeita consciência do que significa poder treinar o melhor jogador do mundo (Lionel Messi) e os companheiros que ele tem", elogiou Setién.

O novo treinador do Barça não quis adiantar se a equipe precisará se reforçar devido às lesões de Luis Suárez e Ousmane Dembélé, mas avisou que os jovens das categorias de base ganharão mais espaço.

"Eu tenho uma predisposição absoluta em cuidar muito dos garotos, porque sempre que há um garoto novo cria-se uma energia positiva que normalmente acaba impulsionando tudo, e isso vai permitir que nenhum dos profissionais relaxe", analisou.

Acostumado a assumir equipes em dificuldades, Setién elogiou seu antecessor no cargo, porque "o trabalho que ele fez e a maneira como nos deixa a equipe é para se agradecer, porque não é normal te deixarem uma equipe que está em primeiro lugar".

Na atual temporada, o Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com o mesmo número de pontos do Real Madrid, disputará as oitavas da Liga dos Campeões contra o Napoli e estreará na Copa do Rei. Porém, a primeira possibilidade de título foi desperdiçada com a eliminação na semifinal da Supercopa da Espanha.

*Com informações da agência AFP.

Barcelona