Topo

Gil e até Torino. Como Avelar aceitou virar zagueiro no Corinthians

Danilo Avelar aceitou "proposta" de Tiago Nunes para deixar lateral e virar zagueiro no Timão - Daniel Augusto Jr/ Corinthians
Danilo Avelar aceitou 'proposta' de Tiago Nunes para deixar lateral e virar zagueiro no Timão Imagem: Daniel Augusto Jr/ Corinthians

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/01/2020 04h00

Danilo Avelar agora é zagueiro no Corinthians. Segundo apurou o UOL Esporte, o jogador conversou com Gil antes de abandonar a lateral-esquerda e aceitar a proposta do técnico Tiago Nunes para trocar de posição.

Gil prometeu ajudar Avelar a se adaptar à nova função e aprovou a ideia quando foi informado pelo companheiro de defesa. Além de Gil, o camisa 35 do Corinthians também levou em conta conselhos de profissionais do Torino, da Itália, sobre a transição para a zaga.

Antes de acertar com o Corinthians, Avelar jogava no Torino. Por lá, ele já ouvia sugestões para se tornar zagueiro. Os argumentos de italianos e companheiros de time eram semelhantes ao que o jogador ouviu no clube de Parque São Jorge.

Avelar é considerado um lateral-esquerdo que tem como sua principal virtude o sistema defensivo. Ele foi convencido internamente de que não é um lateral que vai à linha de fundo e coloca a bola na cabeça dos atacantes.Características valorizadas por Tiago Nunes.

Em contrapartida, os profissionais do Timão rasgam elogios ao atleta quando o assunto é o sistema defensivo. Posicionamento, marcação, saída de bola e forte impulsão para a bola área são os fundamentos que mais o credenciaram a brigar por uma vaga na zaga corintiana.

"Construí com o Avelar a ideia de ele disputar a posição de zagueiro. Já existia essa conversa em 2019 com os que aqui estavam na comissão. Liguei para ele e perguntei. Ele já faria parte do plantel de qualquer forma, independente da posição. Perguntei em que momento de vida estava e como via a possibilidade de ser zagueiro", afirmou Tiago Nunes. "Ele topou o desafio, enfim. Vamos usar Sidcley e Lucas Piton na lateral, aí fica a disputa sadia com todos os defensores ali. Ele tem um facilitador que é ser canhoto."

Avelar, aliás, já treinou ao lado de Gil na zaga em treinamento específico da defesa na semana passada, no CT Joaquim Grava. Um dia antes, o técnico Tiago Nunes também testou Pedro Henrique e Bruno Méndez.

O treinamento hoje (14) no University of Central Flórida, em Orlando, nos Estados Unidos, definirá quem será o parceiro de Gil na zaga para a estreia do time em 2020, diante do New York City, amanhã (15), às 20h (de Brasília), pela Flórida Cup.