Topo

Liverpool

Herói no Mundial, Firmino "vira" goleador e encaminha Inglês ao Liverpool

Roberto Firmino vive fase goleadora e se mostrou decisivo para o Liverpool em duas competições - Matthew Childs/Action Images via Reuters
Roberto Firmino vive fase goleadora e se mostrou decisivo para o Liverpool em duas competições Imagem: Matthew Childs/Action Images via Reuters

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Roberto Firmino soma cinco gols nos últimos seis jogos pelo Liverpool. Neste período, clube ganhou um título e encaminhou outro.
  • No Mundial, Firmino assegurou as vitórias na semifinal (Monterrey) e final (Flamengo).
  • No Campeonato Inglês, competição na qual o Liverpool tem 14 pontos de vantagem, Firmino apareceu de maneira decisiva na "final" contra o Leicester.
  • Foram dois gols contra o Leicester, então vice-líder, e outro agora contra o Tottenham, no importante triunfo por 1 a 0 fora de casa.
  • No total, Firmino tem sete gols e quatro assistências na Premier League.

Roberto Firmino é fundamental ao Liverpool de Jürgen Klopp. Importante para o funcionamento do trio com Mohamed Salah e Sadio Mané, o brasileiro invocou uma fase goleadora no momento mais decisivo da temporada até aqui. Com a sequência artilheira iniciada no Mundial de Clubes, o atacante "deu um título" e encaminhou a inédita taça da Premier League.

Desde a semifinal do Mundial, quando tirou o Liverpool do sufoco e assegurou o triunfo sobre o Monterrey, Firmino se tornou o principal goleador da equipe inglesa. São cinco gols nos últimos seis jogos, contando a final contra o Flamengo e dois confrontos decisivos para colocar o time com 14 pontos de vantagem em relação ao vice-líder Manchester City.

A série iniciada lá no Qatar, com os gols diante de Monterrey e Flamengo, prosseguiu no primeiro duelo pós-conquista. Diante do então segundo colocado Leicester, Firmino abriu o placar e ainda anotou mais um na goleada por 4 a 0, fora de casa, que deixou o Liverpool confortável na liderança da Premier League.

Após passar em branco nas vitórias contra Wolverhampton e Sheffield United, o brasileiro voltou a balançar as redes talvez no duelo mais difícil desta série de fim de 2019 e começo de 2020. Contra o Tottenham de José Mourinho, fora de casa, o Liverpool só alcançou a 20ª vitória em 21 jogos no Inglês graças ao talento do brasileiro.

Roberto Firmino, após passe de Salah e um drible sobre Japhet Tanganga, anotou o único gol do triunfo por 1 a 0 na casa do adversário e manteve o Liverpool confortável na ponta. Os 14 pontos de vantagem deixam a equipe de Jürgen Klopp próxima do título inédito da Premier League e empolgam o camisa 9.

Roberto Firmino Mundial - Giuseppe Cacace/AFP - Giuseppe Cacace/AFP
Firmino decidiu o Mundial de Clubes ao anotar o gol da vitória sobre o Flamengo
Imagem: Giuseppe Cacace/AFP

"Estou muito feliz com a vitória, o gol marcado e com tudo o que estamos apresentando. Estamos fazendo uma campanha que está entrando para a história, com muito merecimento. Esperamos seguir assim para confirmar a quebra de jejum na Premier League", afirmou Firmino.

Goleador da fase mais complicada do calendário — o Liverpool jogou 10 vezes nos últimos 40 dias —, Firmino soma sete gols e quatro assistências no Campeonato Inglês. Mané, com 11 gols, e Salah, com 10, lideram a artilharia da equipe na liga em 2019/2020.

Dono de 18 títulos de Campeonato Inglês, o Liverpool ainda não ergueu o troféu da Era Premier League, iniciada em 1992. A última conquista de campeonato nacional ocorreu em 1990. O fim do jejum está encaminhado, e com grande parcela de contribuição de Bobby Firmino.

Liverpool