Topo

Fluminense

Flu inicia 2020 com segurança e briga aberta no gol; revelação sobe de vez

Muriel fez ótimo Brasileirão em 2019 e deu segurança ao gol do Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF
Muriel fez ótimo Brasileirão em 2019 e deu segurança ao gol do Fluminense Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/01/2020 04h00

O Fluminense começa 2020 com segurança embaixo das traves. Com três opções bem definidas, que mostraram serviço e agradaram ao torcedor, o Tricolor não deve ter problemas no gol.

De volta após recuperação de lesão, Muriel terá a concorrência do reserva Marcos Felipe, que encerrou 2019 invicto e com boas atuações. Além da dupla, o goleiro Marcelo, considerado o melhor já formado nas divisões de base do clube, em Xerém, subirá de vez para os profissionais.

"Fico muito feliz de conviver e aprender com esses grandes goleiros, alternando entre base e profissional. O Fluminense é um clube com o histórico de excelentes goleiros que marcaram seus nomes no clube, trabalho duro dia após dia para alcançar isso também", disse Marcelo.

O panorama é bem diferente do ano passado, quando o Flu começou a temporada com Rodolfo e Agenor disputando a vaga de titular. Nenhum dos dois, entretanto, convenceu a torcida.

Marcos Felipe já estava no grupo, mas era bem pouco utilizado. Coube a Marcão, com a lesão de Muriel, dar chance à cria de Xerém, que sofreu apenas três gols nos seis jogos (três vitórias e três empates) que disputou no fim do Campeonato Brasileiro. O camisa 1 vê boa disputa pela meta tricolor.

"Vamos todos juntos, um ajudando o outro, para que todos cresçam. Será uma disputa sadia, o Muriel é ser humano fenômeno, excelente profissional, eu continuarei trabalhando como sempre trabalhei, com humildade, com dedicação, e aos poucos buscando meu espaço para poder ajudar ao Fluminense", opinou Marcos Felipe, em discurso bem parecido com o do titular: "Ninguém tem vaga garantida. Todos nós já estamos treinando forte e nos incentivamos uns aos outros para continuarmos evoluindo", disse Muriel.

Marcos Felipe e Marcelo com Paulo Vitor, ídolo do Fluminense no gol - Mailson Santana/Fluminense FC - Mailson Santana/Fluminense FC
Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

O bom Brasileirão do titular Muriel, entretanto, é o grande motivo para tranquilidade do Flu embaixo das traves. Com ótimos números, foi o experiente goleiro que modificou o sistema defensivo tricolor em 2019 e melhorou o aproveitamento do Flu na competição. Ainda readquirindo a forma, ele fará sua primeira pré-temporada no Fluminense, o que lhe dá ainda mais confiança para 2020.

"Muito importante começar a pré-temporada em um clube onde já estou adaptado. Ano passado não tive essa oportunidade de me preparar bem porque vim de outro país, no meio das minhas férias, e ainda cheguei durante o campeonato. Isso, com certeza, faz muita diferença. Agora, porém, conhecendo a metodologia do clube e do André (preparador de goleiros), será fundamental iniciar junto com os companheiros e fazer todo esse período de preparação. A nossa meta é fazer uma excelente temporada a nível individual e coletivo, sempre buscando o melhor para o Fluminense", declarou.

A fratura sofrida na mão em 2019, entretanto, ainda tirará Muriel de alguns jogos no começo do ano. Apesar de já estar recuperado, a comissão técnica de Odair Hellmann decidiu dar mais tempo para o goleiro e apostará em Marcos Felipe nos primeiros jogos, de acordo com informação publicada pelo Saudações Tricolores e confirmada pelo UOL Esporte.

"Me sinto cada dia melhor. Estou evoluindo bem. Ainda não treinei com o grupo de jogadores, mas venho trabalhando forte todos os dias com o pessoal do departamento médico e com o André e o João Carlos (preparadores de goleiros). Acredito que em poucos dias já estarei 100% para ajudar o Fluminense a ir em busca dos objetivos na temporada", disse Muriel.

Fluminense