Topo

Barcelona

Barcelona anuncia saída do técnico Ernesto Valverde; Quique Setién assume

Marius Becker / dpa / AFP
Imagem: Marius Becker / dpa / AFP

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 19h32

O Barcelona anunciou hoje a demissão do técnico Ernesto Valverde após dois anos e meio de trabalho. O treinador, que já terminou a última temporada desgastado, não resistiu à derrota para o Atlético de Madri na última semana, pela semifinal da Supercopa da Espanha, e deixa o clube sem atingir o maior objetivo: a conquista da Liga dos Campeões.

"Acordo entre o FC Barcelona e Ernesto Valverde para encerrar seu contrato como treinador da equipe principal. Obrigado por tudo, Ernesto. Muita sorte no futuro", comunicou o clube nas redes sociais.

Nas duas temporadas completas à frente do clube, Valverde garantiu dois títulos do Campeonato Espanhol, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Espanha. Mas o futebol irregular do time fez os questionamentos aumentarem ao longo de seu trabalho, principalmente após a eliminação para o Liverpool na semifinal da última Liga dos Campeões. O time catalão perdeu de 4 a 0 na Inglaterra e deu adeus mesmo depois de ter aberto 3 a 0 no primeiro jogo no Camp Nou.

Na atual temporada, o Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com o mesmo número de pontos do Real Madrid, disputará as oitavas da Liga dos Campeões contra o Napoli e estreará na Copa do Rei. Porém, a primeira possibilidade de título foi desperdiçada com a eliminação na semifinal da Supercopa da Espanha.

Sucessor definido

O Barcelona comunicou também hoje o nome do sucesso de Valverde no cargo: Quique Setién, ex-treinador de clubes como Las Palmas e Real Betis. Segundo a imprensa europeia, nomes como Mauricio Pochettino e Massimiliano Allegri também foram cotados.

Segundo o clube, o contrato de Setién vai até o final da temporada 2021/2022. Sua apresentação está marcada para acontecer amanhã.

Com o acerto de Setién até 30 de junho de 2022, o Barcelona afasta os rumores de que Xavi poderia assumir o cargo de técnico do clube. Ex-meio-campista do Barça e atualmente no Al-Sadd (Qatar), ele era especulado para assumir o comando azul-grená no fim da temporada 2020/2021.

Barcelona