Topo

Técnicos sem clube somam 6 Libertadores, 18 nacionais e 2 Mundiais; veja

Felipão é um dos treinadores desempregados no início do ano, mas com muitos títulos - Amanda Perobelli/Reuters
Felipão é um dos treinadores desempregados no início do ano, mas com muitos títulos Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/01/2020 04h00

A febre por treinadores estrangeiros deixou sinais no mercado da bola do Brasil. As chegadas de Jesualdo, Coudet, Dudamel, entre outros, afastaram técnicos rodados e com bons trabalhos no país. A lista de "medalhões" sem clube também é grande nos títulos, com seis Libertadores, 18 campeonatos nacionais e dois Mundiais de Clubes, além de taças em outros países e pela seleção.

A reportagem do UOL Esporte separou dez nomes que normalmente estariam empregados, mas começam o ano sem função no futebol. Com eles, sobram conquistas e trabalhos relevantes.

Luiz Felipe Scolari: 2 Brasileiros, 2 Libertadores, 4 Copas do Brasil, 1 Copa do Mundo

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2020/felipao-durante-partida-entre-palmeiras-e-gremio-1578774200294.vm')

Felipão é o mais vencedor dos técnicos sem clube nesta abertura de temporada. Ele tem no currículo o maior título que um treinador de futebol pode conquistar: a Copa do Mundo com a seleção brasileira em 2002. Além disso soma duas Libertadores (Grêmio e Palmeiras), quatro Copas do Brasil (Grêmio, Palmeiras e Criciúma) e dois Brasileiros (Palmeiras e Grêmio). E as conquistas não são coisa do passado, o último título do nacional ocorreu em 2018, com Palmeiras. Felipão ainda tem títulos no Uzbequistão, na China e no Kwait.

Paulo Autuori: 2 Libertadores, 1 Brasileiro, 1 Mundial de Clubes

Paulo Autuori, diretor de futebol do Santos - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Desde 2016, Paulo Autuori alterna funções de técnico com as de dirigente. No ano passado, ainda chegou a ser treinador do Athletico Paranaense antes de assumir como superintendente de futebol no Santos. Atualmente sem clube, ele conquistou Libertadores e Mundial de Clubes pelo São Paulo em 2005, o Brasileiro de 1995 pelo Botafogo e a Libertadores de 1997 pelo Cruzeiro. Além de títulos na Bulgária, Peru e Emirados Árabes Unidos.

Oswaldo de Oliveira: 1 Mundial de Clubes, 1 Brasileiro

Oswaldo de Oliveira, durante partida entre Fluminense e Santos - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Oswaldo de Oliveira teve sua última oportunidade no Fluminense, no ano passado. Mas a passagem foi curta. Demitido depois do atrito com Paulo Henrique Ganso, com apenas seis jogos no comando do time, ele aguarda nova chance. Na carreira, o treinador possui o título do Mundial de Clubes do ano 2000 e o Brasileiro de 1999, ambos pelo Corinthians, além de uma série de conquistas no Japão.

Marcelo Oliveira: 2 Brasileiros, 1 Copa do Brasil

Marcelo Oliveira no banco de reservas durante jogo do Fluminense contra o Vasco - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Marcelo Oliveira está desempregado desde sua passagem pelo Fluminense, em 2018. Mas tem currículo invejável. Foi campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras em 2015 e foi bicampeão do Brasileiro com o Cruzeiro em 2013 e 2014. Além de ter conquistas estaduais e o vice-campeonato da Copa do Brasil quatro vezes.

Mano Menezes: 3 Copas do Brasil

Palmeiras x Botafogo: Mano Menezes observa a partida - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Mano Menezes já foi técnico da seleção brasileira, mas começa 2020 sem trabalho. Após a demissão do Palmeiras, em dezembro do ano passado, o comandante ainda não acertou retorno ao futebol. No currículo tem as Copas do Brasil de 2009 (Corinthians), 2017 e 2018 (Cruzeiro). Além de duas taças da Série B do Brasileiro e títulos estaduais.

Cuca: 1 Libertadores, 1 Brasileiro

Técnico Cuca comanda treino do São Paulo no CT da Barra Funda - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Técnico do título inédito da Libertadores pelo Atlético-MG, Cuca também está à espera de oportunidades. Demitido do São Paulo em setembro do ano passado, o treinador ainda carrega no currículo a conquista do Brasileiro de 2016, pelo Palmeiras.

Celso Roth: 1 Libertadores

Celso Roth no comando do Internacional em jogo contra o Palmeiras em 2016 - Friedemann Vogel/Getty Images - Friedemann Vogel/Getty Images
Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Conhecido pelo estilo turrão e exigente, Celso Roth está fora do mercado há algum tempo. Depois de comandar o Inter em boa parte da campanha do rebaixamento de 2016, o treinador está sem clube. Mas foi exatamente pelo Colorado que ele conquistou o principal título da carreira, a Libertadores de 2010.

Fábio Carille: 1 Brasileiro

Fábio Carille, técnico do Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Depois de deixar o Corinthians no fim do ano passado, Fábio Carille está sem clube. Na carreira de treinador que começou apenas em 2017, ele já tem um título do Campeonato Brasileiro, com o Timão, exatamente em seu primeiro ano.

Vagner Mancini: 1 Copa do Brasil

Técnico Vagner Mancini comanda o São Paulo durante partida do Campeonato Paulista de 2020 - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Sem clube desde a passagem pelo Atlético-MG, Vagner Mancini traz na carreira a conquista da Copa do Brasil de 2005 pelo Paulista de Jundiaí.

Ricardo Gomes: 1 Copa do Brasil

Ricardo Gomes apresentou os números de treinadores e escolherá um deles - Ivan Storti/SantosFC - Ivan Storti/SantosFC
Imagem: Ivan Storti/SantosFC

Desde 2017 Ricardo Gomes mudou de função. Seu último clube como treinador foi o Al-Nassr, da Arábia Saudita. Em seguida ele foi executivo de futebol no Santos e no Bordeaux, da França. Como técnico, ele venceu o Campeonato Francês e a Copa da França pelo PSG em 1998, a Copa da Liga da França pelo Bordeaux em 2007, a Copa do Brasil pelo Vasco em 2011 e a Série B pelo Botafogo em 2015.