Topo

Santos

Santos pode deixar sair trio do elenco com mais jogos pelo clube

Vanderlei, goleiro do Santos, analisa o jogo contra o Corinthians - Marcello Zambrana/AGIF
Vanderlei, goleiro do Santos, analisa o jogo contra o Corinthians Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL

12/01/2020 04h00

O Santos vem fazendo uma espécie de renovação no elenco para a temporada 2020. Apesar de ter ido ao mercado da bola apenas duas vezes até aqui para trazer reforços, o Peixe deve deixar sair nessa janela de transferências os três jogadores que mais atuaram pelo clube no atual elenco: Victor Ferraz, Vanderlei e Gustavo Henrique.

Enquanto o lateral-direito e o zagueiro já acertaram suas saídas, Gustavo Henrique para o Flamengo e o Ferraz para o Grêmio, o goleiro Vanderlei está próximo de se tornar companheiro do ex-camisa 4 santista no Tricolor Gaúcho.

Curiosamente, do elenco que terminou a temporada 2019, os três eram os que somavam mais jogos com a camisa alvinegra. Todos somaram mais de 200 jogos pelo Peixe.

Victor Ferraz era o líder no quesito: 265 jogos pelo clube, sendo o quarto lateral-direito que mais vestiu a camisa santista na história. Vanderlei também escalou alto no top dos goleiros que mais jogaram: foram 258 jogos até aqui, o sexto que mais atuou.

Gustavo Henrique atingiu a marca de 222 partidas no clube que o revelou para o mundo. O defensor também entrou na galeria da posição, se tornando o 16º zagueiro que mais jogou pelo Santos.

Do trio, somente o zagueiro era titular absoluto da equipe na última temporada. Vanderlei perdeu a posição para Everson com o ex-técnico Jorge Sampaoli, enquanto Victor Ferraz ficou várias vezes no banco de reservas e revezava com Pará.

Sem os três, o volante Alison se torna o atleta mais experiente em matéria de Santos. Já são 207 jogos para o camisa 5 de 26 anos que terminou a temporada como titular. Logo atrás vem Pará, com 199, Jean Mota, com 165, Lucas Veríssimo, com 153, e Diego Pituca, com 101. Nenhum outro jogador ultrapassou a barreira das 100 partidas.

Santos