Topo

Fluminense

Sem Allan, Flu intensifica conversas com volante Andres Cubas, do Talleres

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

10/01/2020 04h00

O Fluminense está de volta ao mercado da bola por um volante após tentativa frustrada de manter Allan. Destaque do Tricolor em 2019, o volante fechou com o Atlético-MG após a negociação cheia de reviravoltas. Buscando reposição, a diretoria intensificou conversas com o Talleres-ARG para contratar o argentino naturalizado paraguaio Andrés Cubas, considerado um dos melhores da posição no Campeonato Argentino.

Bem avaliado pelo scout, Cubas recebeu o aval do treinador Odair Hellmann, que deseja um jogador mais dinâmico para o meio campo, após a perda de Allan e Daniel, que deixaram o clube neste mercado da bola. Para a posição, o Flu já encaminhou as contratações de Henrique e Hudson, emprestados por Cruzeiro e São Paulo, respectivamente.

As conversas com os argentinos ainda são incipientes, mas o Fluminense já teve uma proposta recusada. Valorizado no mercado nacional, Cubas é alvo dos gigantes Boca Juniors (clube que o revelou) e River Plate, que ainda não iniciaram tratativas oficiais. Com contrato até junho de 2021, o argentino naturalizado paraguaio só sairá do Talleres por um valor que agrade ao clube de Córdoba.

Sem Allan, o Flu utilizará parte do que pretendia investir para aumentar os valores propostos aos argentinos para ter Cubas. Não está descartado, por exemplo, que outra parte desse dinheiro seja utilizada para reforçar o elenco em outras posições. No mercado sul-americano, o Tricolor negocia também com o meia-atacante Michel Araújo, do Racing-URU e com outro nome ainda não revelado.

Após passar sem muito brilho pelo Defensa y Justicia emprestado pelo Boca, o jogador se destacou na última temporada na Argentina. Filho de um paraguaio, decidiu aceitar convite da seleção do país para se naturalizar e foi convocado pela primeira vez pelo técnico Eduardo Berizzo, estreando em amistoso contra a Bulgária, em novembro. Nas divisões de base, atuou pela seleção argentina, inclusive no Mundial sub-20 de 2015, na Nova Zelândia.

A ideia de Odair é mesclar o tripé de meio campo que costuma utilizar com uma formação mais ofensiva. Para isso, conta com alguns reforços que devem chegar nos próximos dias, como Wellington Silva, que tem negociação avançada para retornar ao Tricolor, após passagem pelo Internacional, onde foi comandado pelo novo técnico tricolor.

A preocupação do treinador, por enquanto, é com a velocidade no setor, já que os novos reforços são jogadores de bom passe e forte marcação, mas não tão rápidos quanto os titulares que deixaram o clube. Das novas caras, apenas Yago Felipe, que também tem acerto encaminhado com o Flu, é considerado um jogador que atende a este desejo de Hellmann.

Fluminense