Topo

Vasco

Estratégia e necessidade fazem Vasco iniciar ano com 59% de atletas da base

Gabriel Pec, Andrey e Bruno Gomes, crias da base do Vasco, durante treinamento na pré-temporada - Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco
Gabriel Pec, Andrey e Bruno Gomes, crias da base do Vasco, durante treinamento na pré-temporada Imagem: Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/01/2020 04h00

O poder aquisitivo é restrito para investir no mercado da bola ele fica mais agravado com os salários atrasados que ainda não foram quitados. Tais fatores, somados a uma estratégia já pré-estabelecida pela diretoria e comissão técnica, fazem o Vasco iniciar sua pré-temporada com 59% de seus jogadores formados na base.

Neste início de atividades, o técnico Abel Braga tem à disposição 32 atletas, sendo 19 formados nas categorias inferiores do Cruz-Maltino. Uns que já possuem experiência no profissional e outros que dão seus primeiros passos no time de cima.

Experiente e ciente das dificuldades, Abel já informou que iniciará o Campeonato Carioca com a garotada.

"Já viram quantos sub-20 tem no meu time? Tem jogador de 18 anos aqui. Vocês lembram o que eu fiz ano passado? O primeiro jogo contra o Bangu, foi uma equipe. O segundo, foi outra. Não tem como ser diferente. Contra o Flamengo vai ser sub-20 contra sub-20. Eu fiz isso ano passado e acabei campeão. Não tem como preparar muito mais que isso. Já tenho dois no DM [departamento médico], 24 trabalhando, não são todos que vão ficar. Não gostaríamos que o Carioca fosse disputado dessa maneira. Mas não posso, depois de 30 dias de férias e 70 jogos numa temporada", disse Abel, recordando a passagem pelo rival Flamengo na temporada passada.

E o grupo de pratas da casa do Vasco irá aumentar ainda mais em breve. Abel já avisou que vai aproveitar jogadores que estão disputando a Copinha: "O Miranda [zagueiro] e mais três".

Ontem (9), o treinador admitiu as dificuldades do clube em captar reforços. Até o momento, o único reforço do Vasco para a temporada é o atacante argentino Germán Cano, de 32 anos, ex-Independiente Medellín (COL).

O clube, que ainda não quitou pendências salariais de 2019, vive a expectativa pelo retorno do zagueiro Dedé, do Cruzeiro.

Veja os jogadores que iniciaram a pré-temporada

Goleiros: Fernando Miguel, Jordi, Lucão e Alexander

Laterais direitos: Yago Pikachu, Cayo Tenório, Rafael Galhardo, Rafael França e Cláudio Winck

Laterais esquerdos: Henrique, Alexandre, Ramon (DM) e Rodrigo Coutinho (sub-20 e está no DM)

Zagueiros: Werley, Ulisses, Leandro Castan, Ricardo Graça e Breno (DM)

Volantes: Andrey, Bruno Gomes, Raul, Marcos Júnior e William Maranhão (DM)

Meias: Bruno César, Lucas Santos, Gabriel Pec e Linnick

Atacantes: Marrony, Talles Magno, Tiago Reis, Ribamar, Kaio Magno e Germán Cano

Vasco