Topo

Saída de medalhões já mostra como será "Corinthians com a bola" de Nunes

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/01/2020 13h02

"Eu tive um técnico que dizia que a bola é uma granada que precisa estourar no campo do adversário". Essa frase do técnico Tiago Nunes, apresentado oficialmente como novo treinador do Corinthians ontem (6), no CT Joaquim Grava, resume o motivo de Tiago dispensar alguns medalhões no mercado da bola.

Ao afastar Ralf e Jadson, Tiago Nunes colocou apenas seu estilo de jogo acima de liderança e simbolismo no clube paulista. O volante de 35 anos sempre se destacou por sua liderança em campo, enquanto Jadson hoje rendia mais como um líder de vestiário do que um atleta decisivo no gramado. O novo comandante do Alvinegro prioriza um time que não 'rife' a bola e que priorize posse de bola, marcação alta e transição rápida.

Tiago Nunes alega que foi um zagueiro comum e que teve técnicos que ensinaram que o defensor não precisava "saber jogar". E, por isso, ele prioriza hoje um time que começa a armação das jogadas com zagueiros e volantes. Esta filosofia colocou fim a história de Ralf, por exemplo, no Corinthians.

Tiago Nunes considera que Ralf é um volante que só desarma e, por isso, não serve para o futebol moderno. O novo treinador do Timão prioriza posse de bola, um time equilibrado e, principalmente, que todos tenham qualidade técnica e não "estourem a bola como uma granada no campo adversário", como ele aprendeu em sua discreta carreira de atleta.

"Sobre o Ralf, tem todo o meu respeito. A opção neste momento para ele não permanecer é uma questão de característica. Os atletas que decidi pela permanência têm mais as características pelo meu modelo de jogo", afirmou Tiago Nunes, que citou as dificuldades para contratar no mercado da bola.

Sobre Jadson, a decisão faz parte de uma renovação no Corinthians. Jadson é considerado uma espécie de ex-atleta nos bastidores do clube paulista. Tiago Nunes recebeu bastante informação antes de tomar a decisão. O condicionamento físico do jogador de 36 anos pesou bastante. Há quem diga no clube paulista que o ex-camisa 10 não tem mais força física e até para bater na bola como antes.

Além disso, Tiago Nunes está bem servido na posição. Além de Luan, ex-Grêmio e primeiro grande reforço do Corinthians em 2020, o treinador conta com Pedrinho, que terminou a temporada passada atuando como meia centralizado, posição que exerce na seleção brasileira olímpica.

"Assim como falei do Ralf, é um atleta que tenho todo respeito por sua trajetória no Corinthians. Por ter jogador com características parecidas no plantel, nós não vamos utilizar ele neste momento. Muito pelo momento do Pedrinho e o Luan", disse sobre Jadson.