Topo

Santos

Jesualdo brinca com Jesus e "não entende" especulação de Quaresma no Santos

Jesualdo Ferreira faz sinal para torcedores do Santos que foram ao aeroporto em sua chegada - Ivan Storti/Santos FC
Jesualdo Ferreira faz sinal para torcedores do Santos que foram ao aeroporto em sua chegada Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

07/01/2020 11h11

Resumo da notícia

  • Jesualdo Ferreira, novo técnico do Santos, chegou ao Brasil hoje
  • O português está animado com a oportunidade e trouxe outros quatro compatriotas para sua comissão técnica
  • Ele brincou com o amigo Jorge Jesus, técnico do Flamengo, pela perda do zagueiro Gustavo Henrique para os cariocas
  • Sobre Ricardo Quaresma, especulado no Santos, Jesualdo despistou e disse que muitos outros atletas trabalharam com ele

O técnico português Jesualdo Ferreira desembarcou na manhã de hoje (7) no Brasil. O novo treinador do Santos tem apresentação marcada para amanhã (8), mas já deu as primeiras declarações no país. Ele reclamou, em tom de brincadeira, do amigo Jorge Jesus, do Flamengo, e disse não entender a especulação do atacante Ricardo Quaresma no Santos.

O comandante apelidado em Portugal de "professor" tem 73 anos é referência para técnicos compatriotas, como José Mourinho e o próprio Jorge Jesus. Ele está animado com o novo desafio no Brasil.

"Estou aqui porque fui convidado e tenho muito orgulho disso. Vou fazer nosso trabalho na tentativa de que o Santos seja ainda melhor do que foi na época passada", disse.

Questionado sobre o almoço "secreto" com Jorge Jesus, técnico do Flamengo, em Portugal, Jesualdo brincou sobre a perda do zagueiro Gustavo Henrique, que acertou com os cariocas após deixar o Peixe.

"O encontro com Jesus foi um encontro de amigos, de recordar algumas passagens juntos no futebol português. Jesus fez uma declaração de paixão ao futebol brasileiro. Uma forma de ver o jogo que ele tinha, e tem, e foi importante para a melhoria que o Flamengo tem. Acima de tudo, uma troca de impressões. Não falamos sobre o Santos. Nem estava na mesa de falar sobre isso. Falamos sobre o Gustavo, que foi embora. Falei: "Acabo de chegar e você já me tira um jogador." Foi uma conversa de amigos", contou.

Após duas contratações no Mercado da Bola, Raniel e Madson, o Santos segue em busca de reforços e o nome do português Ricardo Quaresma tem sido especulado na Vila Belmiro, com direito a invasão de santistas nas redes sociais do atacante que já trabalhou com o novo técnico do Peixe. Por dentro do assunto, Jesualdo despistou e disse que não entende as especulações.

"Por que todo mundo está falando do Quaresma? Jogaram tantos comigo. Tem o Lucho, que está no Athletico-PR... Tenho falado com o William (Superintendente de Futebol). Temos falado de alguns temas de planejamento. Ainda há muitos temas soltos. Só quando nos encontrarmos sentados, podemos conversar sobre como são minhas ideias. Até o momento, sou dependente muito daquilo que são as orientações do clube, da diretoria do Santos", afirmou.

Jesualdo chega com outros quatro portugueses em sua comissão técnica. Rui Águas, que treinava a seleção do Cabo Verde, António Oliveira, que dirigia o Kazma (Kuwait), e Daniel Gonçalves, ex-Sporting de Portugal, serão os auxiliares. José Pinto, preparador físico, trabalhou com Jesualdo no Al-Sadd (Catar), enquanto Pedro Bouças, analista de desempenho, treinou a equipe feminina do Benfica (Portugal).

Quaresma mostra habilidade no Porto

Santos