Topo

River faz pré-temporada na Patagônia, atrai dez mil e até corre com torcida

Divulgação
Imagem: Divulgação

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

06/01/2020 04h00

Classificação e Jogos

O River Plate começou 2020 nos braços de sua torcida, em uma pré-temporada em um destino turístico da Argentina. O atual vice-campeão da Copa Libertadores foi recebido por mais de dez mil pessoas na Patagônia e já até treinou junto aos torcedores nos últimos dias.

Os jogadores treinam na pequena San Martín de Los Andes, cidade de 28 mil habitantes relativamente próxima a Bariloche. Chegaram lá na última sexta-feira (3) e foram recebidos no que mais parecia um desfile em carro aberto: bandas, bandeirão e milhares de torcedores em festa deram as boas-vindas ao River em um corredor humano de sete quilômetros (veja no vídeo abaixo). A TV argentina registrou torcedores que viajaram de toda a Patagônia, alguns haviam saído do Chile, ali do outro lado dos Andes.

San Martín de Los Andes fica no sudoeste da Argentina, distante 1,5 mil quilômetros da capital Buenos Aires, o que faz da pré-temporada um evento histórico para os torcedores do River na região. Como os clubes argentinos se concentram no norte do país, o período de treinos é uma ocasião de raro contato do time com os torcedores dali, o que explica a recepção calorosa.

O começo de pré-temporada do River tem sido marcado pelo contato com a torcida. No sábado (4), por exemplo, jogadores saíram para correr na Ruta 40, a famosa rodovia que corta a Argentina de norte a sul. Dezenas de torcedores os acompanharam, ao estilo da célebre cena do filme "Rocky II". Em um vídeo que viralizou, uma torcedora corre atrás de Enzo Pérez e Lucas Pratto, ofegante e emocionada. "Pratto, Pratto, você é um gênio!", diz ao atacante (assista abaixo).

A pré-temporada longe de Buenos Aires exigiu que o River ajustasse o gramado em que agora está treinando. A delegação está hospedada em um hotel que não tem campo, por isso faz suas atividades a 2 km dali, em um campo de polo. Em dezembro o clube teve que enviar funcionários, incluindo um engenheiro agrônomo, para fazer os ajustes necessários e transformar o descampado em um campo de futebol apropriado.

Agora, o elenco passa a semana na Patagônia, depois viaja a Punta del Este, no Uruguai, onde jogará amistoso contra o Nacional. Na Copa Libertadores, o River Plate enfrenta LDU (EQU), Deportivo Binacional e São Paulo na fase de grupos.