Topo

Novo time de Alexandre Mattos tem goleiro campeão da Libertadores e "Pelé"

Rafael Cabral, goleiro do Reading - Jordan Mansfield/Getty Images
Rafael Cabral, goleiro do Reading Imagem: Jordan Mansfield/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/01/2020 13h05

Quando desembarcar na Inglaterra, Alexandre Mattos encontrará uma situação modesta em seu novo clube. Acertado para ser executivo de futebol do Reading, o dirigente trabalhará em uma equipe que ocupa apenas a 14ª colocação da segunda divisão do Campeonato Inglês, mas ainda sonha com o acesso à elite - a diferença para o Swansea, primeiro time na zona que vai ao mata-mata, é de seis pontos.

Desde que caiu na temporada 2012/13, o Reading passou mais tempo brigando para não ser rebaixado para a terceira divisão do que sonhando com um retorno à elite do futebol inglês. A exceção foi na temporada 2016/17, quando a volta à primeira divisão escapou nos pênaltis para o Huddersfield.

Enquanto tenta sonhar com o acesso, o Reading tem servido como recuperação para o goleiro Rafael Cabral. Campeão da Libertadores em 2011 pelo Santos, ele mal jogou nas últimas quatro temporadas, quando defendeu o Napoli e a Sampdoria. Contrato no meio do ano passado, Rafael é o titular do Reading, com 24 partidas disputadas.

Rafael Cabral voltou aos noticiários na vitória fora de casa contra o Fulham, por 2 a 1, no primeiro dia de 2020. O goleiro foi responsável por uma sequência de quatro defesas que garantiram os três pontos para o Reading.

Pelé, meia do Reading - Richard Sellers - EMPICS/PA Images via Getty Images - Richard Sellers - EMPICS/PA Images via Getty Images
Pelé, meia do Reading
Imagem: Richard Sellers - EMPICS/PA Images via Getty Images

A recuperação de Rafael Cabral não é a única curiosidade no novo time de Alexandre Mattos. O dirigente trabalhará com um Pelé, mesmo que não seja o "Rei do Futebol". Judilson Mamadu Tuncará Gomes, vulgo Pelé, é um meia de 28 anos, nascido em Portugal, mas que defende a seleção de Guiné-Bissau.

Pelé é fruto das categorias de base do Belenenses, de Portugal, mas coleciona passagens por Milan e Benfica. Atualmente com seus direitos ligados ao Monaco, da França, ele foi emprestado ao Reading no início da temporada e tem revezado entre ser titular e começar no banco de reservas da equipe inglesa.

Enquanto resolve questões burocráticas para poder trabalhar na Inglaterra, Alexandre Mattos desempenhará função semelhante no Cruzeiro por cerca de 45 dias, sem salários, em um período de transição. O clube tenta se reconstruir após o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.