Topo

Fluminense

Mario vê impasse com Liverpool por Allan e fala em seis reforços no Flu

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/01/2020 13h39

O ano do Fluminense recomeçou com entrevista coletiva do presidente Mario Bittencourt. No CT Carlos Castilho, o mandatário tricolor falou sobre as negociações em curso no Mercado da Bola.

Além de admitir o fim das negociações com Caio Henrique, falou de "cinco ou seis" reforços bem encaminhados para 2020.

"Temos cinco ou seis contratações bem encaminhadas. Só falo de jogador depois que assina contrato, porque sempre pode haver reviravolta, é necessário fazer exame médico, registrar na CBF, que estava fechada. Fizemos pré-contratos com esses jogadores e estamos esperando esses trâmites burocráticos para anunciar. Até com o advento das redes sociais, as pessoas criam notícias falsas", declarou.

Sobre o volante Allan, com quem segue em tratativas para adquiri-lo junto ao Liverpool, vê um impasse com a equipe inglesa.

"O Liverpool disse que tinha interesse em vender, fiz uma proposta por 50%. Eles responderam que só negociariam 90%. Eu fiz uma proposta, parcelada em 24 vezes. Um dia depois, o Liverpool disse que chegou um clube para pagar a vista. Eu empatei a proposta que foi a vista, mas parcelada. O Liverpool não quer porque tem a vista. O jogador quer seguir no Fluminense. Fiz uma nova proposta aumentando o valor global pelos mesmos 90% e propondo parcelamento. Ainda não obtive resposta. Foi uma proposta 20% maior em valores globais, mas diluída em parcelas. Algo em torno de 3 milhões de euros. Nessa negociação estamos na disputa, lutando a um mês pelo jogador", disse.

Confira outros assuntos da coletiva:


Dryworld, Valle Express e Samorin

Todos ajuizados, discutindo judicialmente. Nessa época não há resultado porque está tudo parado em recesso. Samorin ainda em fase de discussão. Ainda estamos buscando informações internas, da antiga gestão, eles estão contribuindo e devemos caminhar para em fevereiro e março resolver. Dry e Valle estão ajuizados, mas parados no momento.

É bem nítido que o mercado não está aquecido. São poucos jogadores se movimentando, e isso porque não há dinheiro no mercado, exceto alguns clubes. Os times que não conseguem adquirir jogadores pagando direitos econômicos estão concorrendo por bons nomes acessíveis. Todos os dias nos reunimos. Tem bastante coisa adiantada nossa, mas, às vezes, não compreendo que não seja feita uma leitura de que o mercado está bem devagar, porque o dinheiro está escasso para a maioria dos clubes. Para buscar jogadores fora do país está caro, e dentro, está complicado ainda.

O Cruzeiro anunciou que fará cortes, enxugará a folha. E independente do resultado, há excelentes jogadores lá que interessam aos outros clubes. O clube praticava salários altos e tem jogadores com salários altos. Só 10 ou 20% dos clubes da Série A podem absorver salários daquele patamar. Nós fizemos uma gestão austera. Vamos seguir assim. Faremos esforços, mas a receita ainda está longe do que pretendemos.

Caio Henrique

Estava emprestado até o fim do ano, não havia opção. Enviamos documentos perguntando ao Atlético de Madrid o que precisava para reemprestar. Pediram 1 milhão de euros sem percentual de vitrine nem nada. Fizemos uma contraproposta de 500 mil euros parcelados. Depois, o Atlético respondeu que não tinha interesse em emprestar. Ofereci 1,75 mi euros parcelado para comprar, mantendo 50% com os espanhóis. O clube, então, declarou que não tinha interesse em vender também. O jogador e o Deco tentaram de tudo para manter ele por aqui. Mas até agora não caminhou. Não tem nada definido. Aumentei a proposta. O Atlético disse que não quer negociar com o Brasil e recebeu uma proposta alta de um clube europeu. O Caio não quer voltar a Europa. De maneira transparente, ele me disse que havia uma situação com o Grêmio, que abriu a opção de compra de um atleta em troca do empréstimo. Fizemos todo o esforço, mas não conseguimos. Não iremos fazer loucuras, não vou sair da minha linha, seja por questão de gastos ou compra. Se houver reviravolta, o Fluminense gosta de contar com ele. O Atlético é um clube bastante duro na negociação, mas por enquanto, a negociação está encerrada.

Allan

O caso é semelhante. O Liverpool disse que tinha interesse em vender, fiz uma proposta por 50%. Eles responderam que só negociariam 90%. Eu fiz uma proposta, parcelada em 24 vezes. Um dia depois, o Liverpool disse que chegou um clube para pagar a vista. Eu empatei a proposta que foi a vista, mas parcelada. O Liverpool não quer porque tem a vista. O jogador quer seguir no Fluminense. Fiz uma nova proposta aumentando o valor global pelos mesmos 90% e propondo parcelamento. Ainda não obtive resposta. Foi uma proposta 20% maior em valores globais, mas diluída em parcelas. Algo em torno de 3 milhões de euros. Nessa negociação estamos na disputa, lutando a um mês pelo jogador.

Temos cinco ou seis contratações bem encaminhadas. Só falo de jogador depois que assina contrato, porque sempre podem haver reviravolta, é necessário fazer exame médico, registrar na CBF, que estava fechada. Fizemos pré-contratos com esses jogadores e estamos esperando esses trâmites burocráticos para anunciar. Até com o advento das redes sociais, as pessoas criam notícias falsas.

Fred

Ele se reapresenta hoje ao Cruzeiro. É mentira que estive reunido com representantes, por exemplo. Claro que há o interesse, como já foi dito e repetido, de repatriar o jogador. Mas não há nada no momento.

No mercado sul-americano tem boas coisas encaminhadas também. Lá é ao contrário: os salários não são altos, mas o valor de compra é muito alto, porque atraem o mercado europeu. Dentro do que podemos arcar e da dificuldade que encontramos aqui, teremos um time muito forte, muito competitivo.

Odair

A montagem do elenco passa pelo treinador, comissão técnica, pelo diretor-executivo, mas tudo está sendo feito por eles. Discutimos nomes, surgem oportunidades, alguns sugeridos pelo scout dele, outros pelo nosso.

Evanílson

Temos uma reunião hoje no fim do dia. Temos possibilidade de continuar com o jogador. Já falei sobre isso.

Emprestados

Robinho tem proposta de outro clube, o Reginaldo também. O Orejuela queríamos contar com ele, o Odair gosta dele, mas ele manifestou que não tem interesse em voltar ao Brasil. Poderíamos mandá-lo se reapresentar dia 8, mas não queremos ninguém aqui que não queira estar. Há uma possibilidade dele ser vendido para um clube mexicano, um valor que consideramos boa. Se a negociação não se concretizar, ele volta porque é jogador do Fluminense.

Nenê e Ganso

Não houve nenhuma conversa sobre isso. Até porque não pode por conta da CLT. Os jogadores podem querer fazer um novo contrato, mas não teve nada disso. Falam desses jogadores como se estivessem fora da realidade do Fluminense. Não estão. Os dois juntos, com encargos, não somam 20% da folha salarial. São dois meias que ganham, em média, metade do que ganham laterais dos clubes mais ricos do Brasil.

Liga

Existe um movimento de uma associação, não uma Liga. Há um movimento para criar uma associação para discutir os direitos comerciais. Não ouvi nenhuma manifestação contrária da CBF. Existe no futebol brasileiro uma falta de unidade natural pelas mudanças de gestão. Tem presidentes que acreditam que precisa ter uma Liga, outros que não precisa. O Clube dos 13 discutia os direitos comerciais em bloco. Os clubes de menos força financeira tendo vantagem, discutindo em bloco, com quem tem mais força. Existe sim esse debate, eu jamais me colocaria contra algo que melhora os clubes, mas ainda é algo embrionário. A CBF tem aberto para nós a sede para fazer as reuniões sem a participação deles. A própria CBF sabe que o campeonato fica cada dia menos atrativo do jeito que está. Nunca vai ser igual, mas precisa de mais equilíbrio.

Portal da Transparência

Já está montado. Estamos inserindo dados. Isso dá um trabalho, demanda um tempo. No final de janeiro já vai estar tudo pronto e no ar. Prometi para janeiro, que acaba dia 31 (risos). Estará lá.

Plano de sócios

Na semana que vem temos uma rodada de reuniões para alinhar os últimos detalhes. Tem algumas questões de marketing de encatamento, usar mais os conteúdos. Nos últimos anos o Fluminense usou apenas 30% das inserções por falta de conteúdo, por falta de estrutura. Temos 70% mais minutos para usar na televisão. Iremos investir mais em marketing, comercial, porque isso que atrai o torcedor. Temos que estruturar o clube. Nesses seis primeiros meses fizemos uma contenção de danos, problemas.

Patrocínio master

Na mesma situação do ano passado. Temos conversas marcadas para janeiro, mas no momento com valores que não condizem com a marca e a camisa. Temos outros patrocinadores que pagam as propriedades no valor que elas valem. Não vou prejudicar eles por conta disso. Os valores que estão sendo propostos são muito baixos dentro da realidade que precisamos faturar. As ofertas são de 6 ou 5 milhões por ano. Não vale a pena. O nosso sonho é no mínimo 10 milhões de reais. Mais 10 mil sócios futebol valem mais do que um master. O master é muito mais uma questão de posicionamento de marca. Os valores apresentados até o momento não nos interessam. Acredito que com a montagem dessa plataforma isso vai modificar.

Elenco

Ano passado, trabalhamos com mais de 30 jogadores. A ideia do sub-23 treinando aqui é para reduzir. O Odair prefere trabalhar com um pouco menos. E aí o sub-23 aglutinará outros. O grande problema que tivemos é que os não-relacionados se desestimulam muito. Já há um entendimento em reduzir o número de jogadores para o dia a dia.

Contratações

Sim, Caio, Yago e Felippe sim. O Yuri também ficou. O Lucão que tem tocado todas as

Umbro

Já anunciamos, marca de qualidade, capacidade de distribuição muito boa. A principal reclamação era essa. A qualidade é bem parecida, a beleza é indiscutível. Mas a distribuição era problemática. Como temos projetos de lojas próprias em expansão, a Umbro se mostrou parceira para ajudar nessa expansão e fazer o material chegar mais rápido, com grande variedade. Temos que esperar o início do trabalho, mas temos certeza que dará muito certo.

Wellington Silva

Primeiramente, ele é jogador sim do Fluminense, mas existe um contrato de empréstimo até o fim do nosso contrato. Acabando o empréstimo lá, acaba o vínculo conosco. Dependeria muito de uma liberação do Internacional. É um jogador que agrada demais ao Odair, a nós também porque teve excelente rendimento. A informação que temos é que ele queria muito voltar. Sendo mais transparente ainda, já manifestamos nosso interesse nele também. Mas depende de resolver a situação dele com o Inter, até por questões éticas, porque temos ótimo relacionamento.

Fluminense