Topo

Veja um time de emprestados que voltam a times de origem com futuro incerto

Meia Guerra negocia com o Coritiba, mas ainda não tem destino certo e deve se reapresentar ao Palmeiras - Daniel Vorley/AGIF
Meia Guerra negocia com o Coritiba, mas ainda não tem destino certo e deve se reapresentar ao Palmeiras Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em São Paulo

06/01/2020 13h15

Boa parte dos clubes de elite do futebol brasileiro volta aos treinos nesta semana, já de olho no começo dos Estaduais. Como mostrou o UOL Esporte, a movimentação no mercado da bola tem sido tímida - 75% menor do que no ano passado - por uma série de razões, como elencos numerosos, dívidas e ressaca de investimentos do passado.

Uma das armas dos clubes no mercado são os jogadores "sobressalentes" do elenco para fazer negócio. Muitos deles são nomes que retornam de empréstimo, mas não devem ser aproveitados em 2020 e aguardam uma oportunidade no mercado. Praticamente todos os grandes clubes do Brasil possuem alguém nesta situação: vai se reapresentar, mas dificilmente será aproveitado.

Diante deste cenário, o UOL Esporte preparou um levantamento e montou um time de jogadores (do goleiro ao centroavante) que estão de volta a seus times de origem, mas com futuro incerto. Alguém cabe na sua equipe?

Goleiro: Vladimir (Santos)

Vladimir no Avaí  - Frederico Tadeu/Avaí F.C. - Frederico Tadeu/Avaí F.C.
Imagem: Frederico Tadeu/Avaí F.C.

Goleiro de 30 anos disputou o Brasileirão pelo Avaí. Foram 41 partidas ao longo de uma temporada de empréstimo, sendo 34 só no Campeonato Brasileiro. Ele está de volta ao Santos, mas tem a concorrência de Vanderlei e Everson e deve ser negociado novamente. Seu vínculo com o time do técnico Jesualdo Ferreira vale até o fim do ano.

Lateral-direito: Galhardo (Vasco)

Galhardo no Grêmio - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jogador de 28 anos tem contrato com o Vasco até janeiro de 2021, mas não deve ser utilizado por Abel Braga nesta temporada. No ano passado ele foi emprestado ao Grêmio, mas jogou apenas 20 vezes e o clube decidiu não mantê-lo. O futuro está indefinido.

Zagueiro: Emerson Santos (Palmeiras)

Emerson Santos no Inter - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Aos 24 anos, vem de uma temporada em que atuou 19 vezes e marcou dois gols pelo Internacional. Está de volta ao Palmeiras para seguir o cumprimento do contrato que possui até dezembro de 2022, mas fora dos planos. Ele foi contratado em 2018 e tem só dois jogos oficiais pelo clube paulista.

Zagueiro: Luiz Gustavo (Vasco)

Luiz Gustavo no Guarani - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dono de 100% dos direitos econômicos do zagueiro de 25 anos, o Vasco não tem interesse no retorno do jogador contratado até janeiro de 2021. Luiz Gustavo é revelação do Palmeiras, profissional desde 2012, e passou o ano passado emprestado ao Guarani na Série B do Brasileirão. Foram 23 jogos em 2019.

Lateral-esquerdo: Danilo Barcelos (Atlético-MG)

Danilo Barcelos no Vasco - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br
Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Contratado pelo Atlético-MG até o fim de 2020, ele pouco jogou pelo clube desde a chegada, em 2017. Foi emprestado duas vezes, sendo a última para o Vasco. Foi um dos jogadores que mais jogou pelo clube do Rio de Janeiro no ano passado, com 45 partidas. Porém, não ficará e agora está no mercado.

Volante: Jean (Corinthians)

Jean no Botafogo - Vitor Silva/Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Volante contratado pelo Corinthians junto ao Paraná em 2016 já foi emprestado três vezes. Nos dois últimos anos defendeu o Botafogo, mas foram apenas 20 partidas em 2019. Ele se reapresenta ao clube paulista para cumprir contrato até o fim deste ano, mas o futuro é incerto.

Volante: Araruna (São Paulo)

Araruna no Fortaleza - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Emprestado ao Fortaleza de Rogério Ceni em 2019, Araruna jogou 21 partidas, mas não ficará neste ano. Ele retorna ao São Paulo para cumprir contrato até o fim de 2020, mas não tem perspectiva de ser utilizado com o técnico Fernando Diniz.

Meia: Régis (Bahia)

Régis no Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Meio-campista de 27 anos passou a última temporada emprestado ao Corinthians, mas entrou em campo só sete vezes e não renovou o contrato. Ele retorna ao Bahia, clube com o qual tem vínculo até o fim deste ano, mas ainda não se sabe se será usado pelo técnico Roger Machado. Seu estafe lista sondagens de outros clubes.

Meia: Rafael Longuine (Santos)

Rafael Longuine na Ponte Preta - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Revelação do Campeonato Paulista de 2015 pelo Audax, Rafael Longuine assinou com o Santos até 31 de maio do ano que vem, mas procura interessados em 2020, pois não deve ser usado por Jesualdo Ferreira. Aos 29 anos, ele foi emprestado a Coritiba, Guarani e Ponte Preta nas últimas temporadas. Pouco jogou na Série B por lesão.

Meia: Guerra (Palmeiras)

Guerra no Bahia - Jhony Pinho/AGIF - Jhony Pinho/AGIF
Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Aos 34 anos, meia venezuelano é mais um com futuro indefinido para 2020. Ele atuou no ano passado emprestado ao Bahia, mas foram apenas 18 partidas e problemas físicos ao longo da temporada. Ele tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2020, clube que defende desde o início de 2017 - ano seguinte à eleição como melhor jogador da Libertadores pelo Atlético Nacional (COL).

Atacante: Guilherme (Grêmio)

Guilherme no Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife - Anderson Stevens/Sport Club do Recife
Imagem: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro em 2019 com 17 gols pelo Sport, o atacante de 24 anos retorna de empréstimo ao Grêmio sem perspectiva de utilização - ele já foi cedido a outros clubes outras quatro vezes. Seu estafe fala em ofertas de fora do país.