Topo

De fiscal do povo a garoto-propaganda: Canuto conta vida de aposentado

Marcio Canuto, jornalista aposentado, em entrevista ao UOL Esporte - Diego Padgurschi
Marcio Canuto, jornalista aposentado, em entrevista ao UOL Esporte Imagem: Diego Padgurschi

Gabriel Carneiro e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

06/01/2020 11h00

A aposentadoria de Marcio Canuto foi uma surpresa. Não só para o público, como para os próprios diretores da TV Globo, onde ele trabalhava há 21 anos. Em meio às conversas pela renovação do contrato que venceria neste ano, o repórter diz que teve uma sensação diferente de tantas outras renovações. Era o fim.

"Me veio esse estalo: meu amigo, aproveite o restinho da vida. Você está com 73 anos, só fez trabalhar, passou 30 anos sem um único dia de folga, só Natal e Ano Novo. É hora de acalmar o espírito", diz, em longa entrevista publicada pelo UOL Esporte.

A redação da Globo em São Paulo parou para ouvir e aplaudir o experiente repórter no dia 15 de julho, o último de trabalho. Ele ganhou uma carta de Ali Kamel, diretor geral de jornalismo, e diz que não se incomodou pela ausência de executivos na despedida. Foi uma tarde de "choros convulsivos", vídeos, fotos e homenagens. A Globo ainda deu bonificação e dois anos de seguro saúde ao ex-funcionário.

Marcio Canuto no MC - Divulgação - Divulgação
Ex-repórter foi estrela de campanha publicitária dois meses após deixar a Globo
Imagem: Divulgação

Dois meses depois de deixar o jornalismo, Canuto estreou no mundo da publicidade como garoto-propaganda do McDonald's. A rede de lanchonetes apostou em episódios marcantes da carreira em um comercial bem humorado na TV e na internet: a ideia da campanha era aproveitar o "exagero" de Canuto para anunciar o lançamento de um sanduíche com dois hambúrgueres.

Pouco depois, o fiscal do povo fez reportagens para o "Feirão Serasa Limpa Nome", da empresa de informações de crédito, em locais de grande aglomeração da capital paulista, com direito até a cobertura ao vivo. Ele agora está de "portas escancaradas" para o mercado publicitário.

"É uma nova experiência, eu não esperava quando me aposentei. Eu nunca tinha ido a um set com tanta gente, até maquiador para maquiar minha careca (risos). Já tenho várias propostas, deixei meu filho Pedro para cuidar dessa parte."

Confira essa e outras histórias de Marcio Canuto no especial sobre o jogador publicado no UOL Esporte.