Topo

7 brasileiros de "ligas alternativas" que ficam livres no mercado em 2020

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/01/2020 12h00

Os clubes brasileiros que procuram reforços no mercado da bola 2020 podem ir atrás de nomes já pensando no segundo semestre. Jogadores que têm contratos até 30 de junho deste ano estão liberados para assinar um pré-acordo desde o primeiro dia do ano.

O UOL Esporte fez uma lista de jogadores que estão em mercados menos badalados do futebol mundial e podem voltar ao Brasil a partir do próximo ano.

Rafael Carioca - Tigres

Revelado pelo Grêmio e com passagens por Vasco e Atlético-MG, o volante está atualmente no Tigres, do México. Ele tem contrato até o fim de junho e não tem previsão para renovação. O meio-campista pode voltar ao Brasil no segundo semestre de 2020. Não há propostas de clubes brasileiros neste momento, mas ele não descarta um retorno ao país natal.

Carlos Eduardo - Al Hilal

Aos 30 anos, meio-campista é desconhecido no Brasil. Revelado pelo Desportivo Brasil e com passagem pelo Fluminense, o jogador ganhou notoriedade no país durante o Mundial de Clubes. Ele defendeu o Al Hilal diante do Flamengo na semifinal do torneio internacional.

Petros - Al Nassr

Meio-campista de 30 anos ganhou notoriedade no Brasil ao jogar pelo Corinthians, entre 2014 e 2015. Ele foi vendido para o Bétis e retornou ao São Paulo. Hoje, ele defende o Al Nassr, da Arábia Saudita, e não tem futuro definido.

Cicinho - Ludogorets

Cicinho ganhou visibilidade no Brasil ao defender a Ponte Preta, entre 2012 e 2013. Na sequência, se transferiu para o Santos. No clube, fez sucesso e foi vendido ao Ludogorets, da Bulgária, por 900 mil euros. O lateral direito se destaca no time búlgaro e não descarta uma volta ao Brasil no decorrer da temporada.

Bruno Uvini - Al Wakrah

Bruno Uvini apareceu para o futebol no início da década, defendendo as cores do São Paulo e também a seleção sub-20, sendo campeão mundial. Na sequência, foi vendido ao Napoli. Passou por Siena, Santos e Twente. Em 2019, passou a defender o Al Wakrah, do Qatar. No país, pouco atuou - foram 12 jogos. O zagueiro pode deixar o clube em breve.

Mariano - Galatasaray

Comprado por 4,5 milhões de euros em 2017, Mariano pode deixar o time turco na atual temporada. O lateral direito tem vínculo até 30 de junho e a renovação é uma incógnita. É possível que ele se mude para o futebol brasileiro novamente no decorrer do ano.

Souza - Cerezo Osaka

Campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013, o volante Souza defende o Cerezo Osaka, do Japão, desde 2016. Com contrato até 30 de junho, o meio-campista não descarta uma volta ao Brasil. A sua carreira é gerida pelo Grupo DIS.