Topo

Vasco

Vasco estreia na Copinha com 7 vice-campeões e jogadores no radar de Abel

João Pedro, Miranda e Caio Lopes são três dos sete remanescentes do Vasco no vice da Copinha de 2019 - Paulo Fernandes / Vasco
João Pedro, Miranda e Caio Lopes são três dos sete remanescentes do Vasco no vice da Copinha de 2019 Imagem: Paulo Fernandes / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/01/2020 04h00

Depois de um marcante vice-campeonato em 2019, após perder o título nos pênaltis para o São Paulo, o Vasco volta à Copa São Paulo de Futebol Júnior e faz sua estreia hoje (4), às 20h45, contra o Carajás (PA), na cidade de Itapira (SP), pelo Grupo 19, com sete remanescentes daquela campanha.

Estão inscritos na primeira fase da competição o zagueiro Miranda, o lateral direito Nathan, o lateral esquerdo Riquelme, os meias Caio Lopes e Laranjeira e os atacantes João Pedro e Vinícius, todos eles com participações importantes no ano passado.

Caio Lopes fez uma dupla de volantes de sucesso com Bruno Gomes, que foi promovido ao profissional por Vanderlei Luxemburgo e tem grandes chances de se firmar como titular da equipe principal em 2020.

Lopes desta vez, porém, atuará mais avançado e será o camisa 10, responsável por organizar as jogadas da equipe que, por sinal, está de técnico novo: Alexandre Grasseli, que chegou ao Vasco em novembro de 2019, após Marcos Valadares ser contratado pelo Atlético-MG.

O zagueiro Miranda é o capitão do time. De estilo técnico, deposita muita esperança dentro do clube e, na campanha do vice-campeonato na Copa RS, ganhou espaço no noticiário por ter sofrido racismo de um jogador do Independiente (ARG) na semifinal, chegando a registrar o caso numa delegacia local.

Os laterais Nathan e Riquelme têm sido muito badalados internacionalmente. O Vasco, por exemplo, já chegou a recusar uma proposta do Valencia (ESP) por Nathan. Já Riquelme é empresariado pelo pai de Neymar.

Laranjeira subiu muito de produção da Copinha do ano passado para cá e hoje é um dos protagonistas do time. Já Vinicius e João Pedro são atacantes velozes, que atuam pelos lados do campo.

Decidido a dar muito espaço para a base em 2020, o técnico do profissional, Abel Braga, acompanhará de perto a competição e poderá aproveitar alguns dos meninos no Campeonato Carioca. Miranda, Caio Lopes e Riquelme são os mais cotados para receberem as primeiras oportunidades. Outro que tem sido muito elogiado é o volante Juninho.

Bruno Gomes e o atacante Gabriel Pec já estão integrados aos profissionais, mas poderão reforçar o Vasco na Copinha caso a equipe alcance as fases mais decisivas.

O Grupo 19 conta ainda com Itapirense-SP e Jacuipense-BA. Avançam para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada chave. O Vasco busca o bicampeonato, após ter sido campeão em 1992.

Vasco