Topo

Campeonatos

La Liga


Com gol no fim, lanterna Espanyol empata com Barcelona em clássico catalão

Lionel Messi em lance entre Barcelona e Espanyol pelo Campeonato Espanhol - Pau Barrena/AFP
Lionel Messi em lance entre Barcelona e Espanyol pelo Campeonato Espanhol Imagem: Pau Barrena/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/01/2020 18h57

Em sua primeira partida de 2020, o Barcelona empatou com o lanterna Espanyol por 2 a 2 e retomou a liderança do Campeonato Espanhol na 19ª rodada após perder o posto temporariamente para o Real Madrid. Com gols de Luis Suárez e Arturo Vidal, a equipe saiu atrás no placar, virou o jogo e levou o empate nos minutos finais no estádio Cornellà-El Prat.

A partida, um clássico entre equipes catalãs, contou com o protagonismo de Suárez pelo lado dos visitantes. Após o Barça sair atrás no placar, foi ele o responsável por igualar os marcadores e dar assistência para o gol que levou à virada temporária.

Com a expulsão de De Jong, aos 30 minutos do segundo tempo, o Barcelona não conseguiu segurar o resultado com um a menos e acabou levando um gol do chinês Wu Lei. Apesar do resultado, são 12 jogos sem derrotas do líder do campeonato, empatado com o Real em número de pontos, mas à frente na tabela pela quantidade de vitórias.

O Espanyol abriu o placar do jogo aos 22 minutos do primeiro tempo. David Lopez subiu na área durante uma cobrança de falta e cabeceou para o fundo do gol.

O jogo se manteve morno, com oportunidades desperdiçadas de ambos os lados. A reação do Barcelona veio no segundo tempo, aos cinco minutos, com Suárez; o uruguaio recebeu a bola na cara do gol, após um cruzamento de Alba pelo lado esquerdo, e com a pontinha da chuteira finalizou de primeira para empatar o jogo.

Aos 12 minutos, Suárez aproveitou uma sobra na área, do lado esquerdo, e cruzou por cima da zaga para Vidal, que veio por trás e subiu para cabecear e virar o resultado.

Mas aos 44 minutos, o chinês Wu Lei, que entrou em campo pouco antes da expulsão de De Jong, recebeu a bola pela direita e correu em direção à área, livre, chutando cruzado e igualando os marcadores no Cornellà-El Prat.

A próxima partida do Barcelona pelo Espanhol será em 19/1, domingo, diante do Granada. Antes, a equipe entra em campo pela semifinal da Supercopa da Espanha, nesta quinta (9/1), contra o Atlético de Madri.

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.
Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.