Topo

São Paulo

Pato e Hernanes se unem para entender ano ruim e projetar 2020 no São Paulo

Hernanes comemora após marcar para o São Paulo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro - Wallace Teixeira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Hernanes comemora após marcar para o São Paulo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Wallace Teixeira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo

02/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Pato e Hernanes descobriram que tiveram problemas parecidos em 2019
  • Dupla sentiu limitações físicas ao longo da temporada no São Paulo
  • Eles desconfiam que foi reflexo do período que viveram no futebol chinês
  • Ao compartilhar ideias e dúvidas, tentam se ajudar para um ano melhor em 2020

Alexandre Pato e Hernanes reconhecem que fizeram uma temporada abaixo das expectativas no São Paulo. Após momentos de tensão em 2019, descobriram durante uma conversa que encaravam aflições semelhantes. Foi a senha para tentarem se unir para combater esses problemas e voltar para 2020 em melhor forma.

A dupla não foi utilizada pelo técnico Fernando Diniz na reta final do Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Fluminensederrota por 2 a 0, no Morumbi — foi um marco para o treinador. Em desvantagem no placar, decidiu lançar os nomes de maior peso e técnica, mesmo que não estivessem no melhor momento.

Diniz não gostou do que viu e de ignorar convicções próprias, e, então, decidiu tomar uma atitude mais drástica. Pato e Hernanes seriam menos utilizados. A intenção era poupá-los de uma reta final desgastante em quantidade de jogos e pelo clima de apreensão pelos maus resultados e a chance de não avançar de novo para a fase de grupos da Copa Libertadores da América.

Depois desse jogo contra o Flu, Hernanes só atuou por mais cinco minutos. Pato, a princípio, não gostou disso. O atacante chegou a demonstrar essa insatisfação a Diniz, que pediu paciência. Até que em uma conversa entre jogadores, Hernanes fez Pato observar a situação de forma diferente.

O Profeta pediu que os colegas de time não entendessem mal sua ausência nas partidas e que não encarassem essa decisão de Diniz como algo problemático. Hernanes disse que, apesar da ânsia por querer ajudar o São Paulo em campo, estava consciente de que seu momento era pior do que o de Igor Gomes, por exemplo. Ou seja, era preciso entender o melhor para a equipe, passando por cima das ambições individuais.

Pato concordou com Hernanes e os dois passaram a debater a temporada irregular que viveram. Assim, descobriram que tinham sensações parecidas de falta de força, de explosão. E comparando o que passaram no futebol chinês e o que não tiveram de pré-temporada no São Paulo em 2019, concluíram que seria possível ter um 2020 melhor.

alexandre pato, atacante do SPFC - Lucas Sabino/AGIF - Lucas Sabino/AGIF
Imagem: Lucas Sabino/AGIF

Os dois prometeram treinar nas férias para deixar o corpo pronto e avisaram o clube que querem uma preparação mais completa na pré-temporada. Hernanes, no ano passado, atropelou etapas para poder jogar a fase preliminar da Copa Libertadores, quando o São Paulo acabou eliminado para o Talleres, e sentiu efeitos dessa pressa nos meses seguintes, com lesões e recuperação mais lenta jogo a jogo.

O caso de Pato foi um pouco diferente. Ao contrário do Profeta, que havia atuado pouco em 2018 na China, o atacante vinha de bom ritmo, mas entre o fim da liga local e o início do Campeonato Brasileiro de 2019, quando pôde estrear, foram mais de seis meses de inatividade. Inclusive, um período longo sem treinos pelas férias dos chineses e por um entrave que resultou em sua saída do Tianjin Tianhai.

Com a ajuda do irmão, que é personal trainer, Pato tem feito treinos diários durante as viagens de férias e confia que poderá voltar bem. O São Paulo ficou satisfeito com essa postura e espera que o atacante mantenha esse espírito para todo 2020.

São Paulo