Topo

Palmeiras

Depois de carrossel no ataque, Palmeiras conta com apenas um 9 em 2020

Luiz Adriano comemora gol do Palmeiras contra o Vasco - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Luiz Adriano comemora gol do Palmeiras contra o Vasco Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

02/01/2020 04h00

Borja, Deyverson, Arthur Cabral, Ricardo Goulart, Henrique Dourado e, finalmente, Luiz Adriano. Todos comandaram o ataque do Palmeiras durante a última temporada, mas somente um deles, o camisa 10, deve continuar com tal função em 2020.

Dos citados, com exceção de Luiz Adriano, Deyverson é o único que ainda segue no clube, mas totalmente fora dos planos. O Verdão espera negociá-lo no mercado da bola com o futebol chinês, como quase o fez na metade do ano passado. O polêmico centroavante atuou 41 vezes no ano e marcou oito gols.

O colombiano Borja, recentemente emprestado ao Junior Barranquila (COL) no "vai e vem", foi o segundo que mais atuou na temporada, com 25 jogos e seis gols anotados. Willian até atuou mais vezes que Borja, foram 28 jogos e quatro gols, mas poucas vezes foi o centroavante do time.

Outros três atletas passaram pelo comando de ataque, mas somaram menos jogos. Arthur Cabral, contratado após se destacar no Ceará, entrou em campo somente cinco vezes e marcou um gol. Henrique Dourado, que chegou no meio da temporada por empréstimo, jogou apenas quatro jogos e não balançou as redes.

Quem também chegou a fazer a função foi Ricardo Goulart. Após se recuperar de lesão no clube, ele assinou por empréstimo, atuou em 12 partidas e marcou quatro gols. Na estreia no Brasileirão, voltou a sentir uma lesão e, em uma reviravolta quase um mês depois, retornou à China.

Luiz Adriano foi unanimidade. Ele entrou em campo 15 vezes e marcou sete gols, mas fez grandes partidas e conseguiu fazer com que o time jogasse melhor como um todo enquanto esteve em campo. O problema é que o centroavante perdeu tempo com lesões musculares e chegou a ser preservado de partidas por conta de uma sensibilidade na região.

A grande tarefa da nova comissão técnica do Palmeiras, comandada por Vanderlei Luxemburgo, será recuperar a melhor forma física de Luiz Adriano ou entender como utilizá-lo de outra maneira para evitar novas lesões. O centroavante já demonstrou que pode ser importante para o clube em 2020.

Palmeiras