Topo

Copa São Paulo - 2020

Copinha começa hoje! Confira as promessas para ficar de olho no seu time

Campeão em 2019, Rodrigo Nestor volta à Copinha como destaque do São Paulo - saopaulofc.net
Campeão em 2019, Rodrigo Nestor volta à Copinha como destaque do São Paulo Imagem: saopaulofc.net

Do UOL, em São Paulo

02/01/2020 04h00

A 51ª edição da Copa São Paulo de Juniores começa hoje, com oito jogos da fase de grupos, e Palmeiras, Fluminense e Grêmio em campo. Para você não se perder entre as centenas de jogadores que disputam o torneio, o UOL Esporte separou as principais jovens promessas dos 11 clubes grandes que disputam a competição —o Flamengo está fora, lembrando, devido a um impasse com a Federação Paulista. Confira a lista abaixo:

Atlético-MG

Matheus Stockl. Aos 19 anos, ele foi inscrito na Copinha como volante, mas já chamou atenção por causa da versatilidade em campo. Com convocações frequentes para as seleções de base, o garoto também atua como zagueiro e já foi relacionado para algumas partidas no time profissional no Atlético-MG.

Botafogo

Andrew. O goleiro vai para a sua segunda Copinha, mas a primeira como titular. Mesmo com apenas 17 anos, já é um dos destaques do time sub-20 e por isso é frequentemente convocado para a seleção brasileira da sua geração.

Ênio. Baixinho, arisco e com boa capacidade de finalização, o meio-campista ainda não teve a sonhada promoção para os titulares, mas está no caminho. Após ser destaque do Botafogo na última Copinha, terá nova oportunidade para mostrar trabalho.

Gabriel. O centroavante foi o artilheiro do time no último Campeonato Brasileiro sub-20, com cinco gols. Teve seu contrato renovado em novembro até o fim de 2020, e é o maior destaque do elenco alvinegro que disputa a Copa São Paulo.

Lucas Piton - VAN CAMPOS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - VAN CAMPOS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Lucas Piton tem 45 minutos no profissional, somados contra o Fluminense na última rodada do Brasileirão
Imagem: VAN CAMPOS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Corinthians

Matheus Donelli. Dono da luva de ouro da Copa do Mundo Sub-17, o goleiro já aparece na lista da Copinha, mas dificilmente começa como titular. Vale ficar de olho porque Matheus tem multa rescisória de 30 milhões de euros em seu contrato e é tratado no clube como grande promessa, embora o titular deva ser Guilherme.

Lucas Piton. O lateral esquerdo é um dos jogadores de confiança de Dyego Coelho, tanto que já estreou no time principal na última rodada do Brasileirão 2019, quando o treinador do sub-20 trabalhou interinamente com os profissionais. Piton é citado há muito tempo por diretores e treinadores do clube, sendo muito elogiado.

Matheus Araújo. Outro campeão mundial sub-17, o meia chegou ao Corinthians no ano passado vindo da União Barbarense-SP. Ele já assinou o primeiro contrato profissional e tem multa de 50 milhões de euros.

Gustavo Mantuan. Irmão do lateral Guilherme Mantuan, o meia-atacante se recuperou recentemente de uma grave lesão no joelho. Monitorado por clubes europeus, participou da Copinha no ano passado e marcou dois gols.

Cruzeiro

Caio Rosa. O meia foi um dos destaques do Cruzeiro na Copinha do ano passado, quando marcou quatro gols. Neste ano, é titular e tenta usar o torneio como trampolim para ganhar espaço no elenco principal. Aos 18 anos, ele já participou de alguns treinos com os profissionais e é acompanhado de perto pelo técnico Adilson Batista.

Fluminense

Marcelo Pitaluga. É o menino-prodígio do Fluminense. Aos 16 anos, foi o goleiro mais jovem da seleção brasileira campeã mundial sub-17 --mesmo que tenha ficado no banco. A expectativa é que, mesmo tão jovem, já seja titular na Copinha.

Lucas Calegari. O meio-campista é um dos mais badalados da base tricolor, tendo destaque pela polivalência: pode atuar em qualquer função do meio e ainda tem experiência nas duas laterais. Ele renovou contrato recentemente até 2025.

Pedro Lucas - Divulgação - Divulgação
Promessa do Grêmio, Pedro Lucas é driblador e já treinou na base do Real Madrid
Imagem: Divulgação

Grêmio

Diego Rosa. Volante campeão mundial sub-17, é elogiado pela intensidade e pelo bom passe, sendo um dos destaques do time. Ele já foi observado de perto por clubes da Europa, mas o Grêmio planeja lapidar o jogador sem pressa.

Pedro Lucas. O meia-atacante também foi campeão mundial sub-17 e atrai muitos olhares. Tem boa técnica, consegue agregar dribles com finalizações e até já passou por período de treinos no Real Madrid - por intermédio de Ronaldo Fenômeno.

Internacional

Cesinha. Meia de boa visão de jogo, ele vem sendo destaque da base do Inter nos últimos meses. Além de distribuir, tem qualidade e presença de área para aparecer também na finalização das jogadas.

Lucas Ramos. Volante de facilidade no passe, seja curto ou longo. Recebe elogios no time sub-20 por ser capaz de manter a intensidade durante o jogo inteiro e ainda chegar bem no ataque.

Palmeiras

Henri. Capitão da seleção brasileira sub-17, o zagueiro é visto como uma das maiores joias do Palmeiras no torneio. De perfil técnico e seguro, o defensor esteve em campo durante todos os minutos da Copa do Mundo da categoria e não recebeu sequer um cartão amarelo.

Garcia. O lateral direito é outro palmeirense que levantou a taça do Mundial sub-17, sendo mais uma grande esperança do clube para o futuro. Ele chamou atenção há dois anos, quando fez um gol praticamente do meio-campo na final de um Paulistão sub-15 contra o São Paulo.

Gabriel Silva. Mais um Gabriel que se destaca no ataque da base alviverde. Depois de Jesus (hoje no Manchester City), Verón e Menino (ambos já no profissional), o Silva tem números importantes principalmente em jogos grandes. Móvel, técnico e frio dentro da área, é a maior esperança de gols do time no torneio.

Santos

Ivonei. Outro que já esteve na seleção brasileira, o meio-campista tem bom poder de criação, mas também pode jogar mais recuado no setor. Sua multa rescisória é de 100 milhões de euros.

Lucas Lourenço. Parceiro de Rodrygo desde o futsal, o camisa 10 segue esperando sua chance no profissional. Com apenas 1,66m de altura, Lourenço é conhecido pela visão de jogo e passes precisos.

Allanzinho. O ponta chegou ao Santos no ano passado, vindo da Portuguesa, e foi o grande destaque da base na última temporada. Subiu ao profissional e esteve no banco de reservas em vários jogos. Rápido, franzino e driblador, o atacante mostrou faro de gol, sendo artilheiro do sub-20.

Marcos Leonardo. Mesmo com Kaio Jorge já no profissional (depois de brilhar na seleção sub-17), o Santos está bem servido na posição de centroavante. De apenas 16 anos, Marcos vai para sua segunda Copinha e já acostumado a se destacar tanto no clube quanto na seleção.

Patryck - Heber Gomes/AGIF - Heber Gomes/AGIF
Patryck é lateral esquerdo da seleção brasileira e uma das promessas do São Paulo
Imagem: Heber Gomes/AGIF

São Paulo

Fasson. O zagueiro foi parceiro de Morato, hoje no Benfica, e elogiado pela qualidade na saída de bola. Ficou no banco de reservas na última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o CSA, e é admirado por Fernando Diniz, que pode inclusive usá-lo no profissional em 2020.

Patryck. Campeão mundial em sub-17, o lateral esquerdo é o mais jovem do elenco do São Paulo na Copinha. Há muita expectativa sobre seu crescimento, mas cautela por conta de sua juventude. Deve ser reserva de Welligton, com quem já dividiu espaço no banco do profissional, contra o CSA.

Rodrigo Nestor. O meio-campista é o grande nome do elenco tricolor. Considerado o mais técnico de Cotia pelo treinador Orlando Ribeiro, fez trabalho para ganhar força física e tem grandes chances de ser promovido após a Copinha.

Juan. Acabou cortado do Mundial sub-17 com a seleção brasileira, mas é um dos atacantes mais promissores da geração. Estreou como profissional contra o CSA e foi logo titular. Marcou um gol irregular de calcanhar e participou do gol de Igor Vinícius. De resto, pouco participou da partida.

Vasco

Miranda. O zagueiro já integra o elenco principal do Vasco e é o dono da defesa do time sub-20. Capitão e batedor de pênaltis, é visto como uma das grandes joias da Colina para o futuro próximo.

Riquelme. O lateral esquerdo é habilidoso e ofensivo, por isso já despertou interesse de clubes europeus, como PSG e Benfica. Tem contrato até outubro de 2021 e é agenciado pela empresa do pai de Neymar.

Caio Lopes. Remanescente do time vice-campeão em 2019, o volante renovou seu contrato até janeiro de 2022. Só não subiu ao profissional ainda porque o elenco já contava com muitos volantes. Ele deve ser integrado ao time de Abel Braga após a Copinha.

*Com reportagem de Bernardo Gentile e Bruno Braz (Rio), Bruno Grossi (São Paulo), Éder Traskini (Santos), Enrico Bruno (Belo Horizonte) e Jeremias Wernek (Porto Alegre)