Topo

Novo técnico do Inter tem fama de viciado em trabalho e parceiro do elenco

Divulgação/Racing
Imagem: Divulgação/Racing

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/12/2019 04h00

O Internacional contratou Eduardo Coudet para promover uma transformação em 2020 e a decisão de investir no treinador argentino vai além do bom trabalho no Racing-ARG. O clube gaúcho monitora o técnico há três anos e aposta no perfil de viciado em trabalho e estilo 'amigo' para impactar o elenco, ainda em montagem no Mercado da Bola, a partir do próximo ano.

O UOL Esporte reúne histórias de 'Chacho' Coudet para indicar o que esperar no Inter.

Workaholic assumido

Eduardo Coudet vive o trabalho intensamente. No Rosario Central, o treinador reservou dois quartos contíguos no hotel que habitou ao longo de 2016. A exigência era que os cômodos tivessem conexão direta por uma porta, assim foi montado um QG para seguir trabalhando depois dos treinos.

O quarto de Chacho na cidade de Rosario era ladeado por escritório com TV's, computador e cadernos. Ali, anotações sobre o elenco, jogadores desejados e relatório dos rivais. Apenas integrantes da comissão técnica e funcionários do hotel tinham acesso ao local. Mesmo depois de se instalar, o técnico não quis trocar a hospedagem impessoal por uma casa - que foi ofertada pelo clube.

Em Porto Alegre, Coudet já definiu que irá alugar um apartamento. O espaço terá, por óbvio, área para trabalho fora do expediente no Beira-Rio e CT Parque Gigante.

'Loco lindo'

No Racing, Eduardo Coudet foi campeão argentino e despontou de vez. O resultado em campo veio com conceitos modernos, mas também alicerçado em uma relação bem próxima com o elenco. Os jogadores apelidaram o chefe de 'loco lindo', uma expressão em castelhano para expressar admiração a um perfil expansivo.

Donatti e Walter Montoya, que trabalharam com Coudet no Rosario Central, consideram o treinador um amigo pessoal. O grupo de jogadores todo, no Racing, alimentou sentimento parecido pela boa relação diária e os causos do técnico ainda nos tempos de atleta. Um deles se tornou clássico: a origem do cabelo descolorido, que nasceu com a ideia de fazer mechas claras em casa. A esposa de Chacho, porém, errou a mão e pintou tudo de um amarelo que virou marca registrada do ex-meia e lateral durante anos.

O Internacional, até aqui, acertou duas contratações para o próximo ano. Rodinei, lateral direito do Flamengo, e Damián Musto, volante do Huesca-ESP. Ambos chegam por empréstimo, mas o argentino - indicado por Coudet, depois assina vínculo definitivo.