Topo

Flamengo tenta inscrição fora do prazo para disputar Copinha e Carioca

Jogadores do Flamengo com a taça da Copa São Paulo de 2018, o último titulo do clube na competição - Daniel Vorley/AGIF
Jogadores do Flamengo com a taça da Copa São Paulo de 2018, o último titulo do clube na competição Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Danilo Lavieri e Leo Burlá

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

27/12/2019 13h33

Com as férias do elenco profissional esticadas por conta da disputa do Mundial de Clubes, o Flamengo terá de recorrer aos garotos da base para mandar a campo um time no início do Carioca.

No caminho do Flamengo, no entanto, está a Copa São Paulo. Para tentar conciliar as duas disputas, o clube tenta com a cúpula da Federação Paulista de Futebol (FPF) a inscrição de atletas fora do prazo, ideia considerada praticamente inviável pela entidade. Ante o impasse, o Fla pode abrir mão da disputa, informação inicialmente veiculada pelo "Globoesporte".

A lista foi enviada no dia 18 de setembro e conta com nomes como Lázaro, Daniel Cabral e Gabriel Noga, todos campeões da Copa do Mundo Sub-17. A relação tem 30 atletas e alguns deles seriam incorporados a um grupo que terá jogadores que não foram inscritos no Qatar, casos de Lucas Silva, Matheus Dantas, Vitor Gabriel e Pepê.

A FPF teme que abrir este precedente possa mergulhar a competição numa questão que pode ser levado para o aspecto judicial. O Fla aguarda a resposta para bater o martelo, mas a conciliação não é simples.

No clube há o consenso de que a disputa de duas competições simultâneas é inviável, e a prioridade será do torneio estadual. A bola dividida deve resultar na desistência da Copa SP.

A caminhada na Copinha tem início no dia 4 de janeiro e pode ir até o dia 25, data da decisão. No Rio, a equipe entra em campo no dia 18.