Topo

Manchester City ofereceu R$ 500 milhões "sem querer" ao Barcelona por Messi

Lionel Messi comemora após marcar pelo Barcelona contra o Mallorca - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Lionel Messi comemora após marcar pelo Barcelona contra o Mallorca Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/12/2019 11h41

Resumo da notícia

  • Ex-CEO do City contou sobre mal entendido que levou a oferta milionária ao Barça por Messi
  • Em conversa por telefone com dono do time na época, ele entendeu errado uma ordem
  • "O Barcelona ia considerar a oferta", garantiu ele

Garry Cook, ex-CEO do Manchester City, contou uma história curiosa sobre como, em 2008, ofereceu "sem querer" 70 milhões de libras esterlinas ao Barcelona para a compra o astro argentino Lionel Messi.

O valor equivale a 94 milhões de libras esterlinas hoje em dia, o que por sua vez se traduz em quase R$ 500 milhões.

Tudo aconteceu por causa de um mal entendido entre Cook e Pairoj Piempongsant, segundo em comando de Thaksin Shinawatra, ex-primeiro ministro da Tailândia que, na época, era também o dono do clube.

Uma conversa telefônica entre Cook e Piempongsant gerou a oferta "por engano" ao clube espanhol. "Eu disse para ele: 'Pairoj, o que fazemos? A coisa está fora do controle por aqui'. E ele respondeu: 'Sim, sim, sim! Muito bagunçado'", contou.

Em inglês, a palavra para "bagunçado" ("messy"), especialmente quando dita no sotaque carregado de Piempongsant, se parece muito com o nome de Messi. "Na hora, eu entendi: 'Nós temos que pegar o Messi'", disse Cook.

Obedecendo às ordens do "chefe", o CEO do Manchester City fez uma oferta irrecusável ao Barcelona pelo craque argentino. "Dave Richard [chefe da Premier League] me ligou para confirmar se a oferta era real, porque o Barcelona ia considerar", contou Cook.

O mal entendido acabou sendo desfeito, é claro, e Messi continuou no Barcelona, onde fez história ao vencer seis Bolas de Ouro.