Topo

Copa do Qatar oferecerá tendas no deserto para turistas com menos dinheiro

Ambiente na tenda árabe da área externa do estádio durante jogo do Mundial de Clubes no Qatar - Leo Burlá/UOL
Ambiente na tenda árabe da área externa do estádio durante jogo do Mundial de Clubes no Qatar Imagem: Leo Burlá/UOL

Leo Burlá

Do UOL, em Doaha (Qatar)

23/12/2019 12h00

Para quem estiver com o orçamento mais apertado, todo o luxo e ostentação de Doha, capital do Qatar, país-sede da próxima Copa do Mundo, ficará um pouquinho de lado em 2022. O país promete construir tendas no deserto para servir como acomodações de baixo custo para o turista que quiser curtir o evento que reunirá 32 seleções. Estas estruturas serão provisórias e servirão apenas para o período do torneio.

As tendas são tão parte da cultura árabe que havia algumas delas instaladas nos estádios do Mundial de Clubes. Os espaços serviam para criar um "clima local" no evento e também como ponto de relaxamento.

Além desta alternativa mais camarada, uma outra manobra será feita para ampliar a oferta de leitos: dois cruzeiros ficarão ancorados em Doha. A ideia é que cada um deles, com 4 mil cabines cada, sejam hotéis flutuantes — cidades-sedes dos Jogos Olímpicos costumam usar o recurso.

Assim como grande parte da principal cidade catari, o porto também foi modernizado de olho no Mundial. A ampliação da capacidade visa a chegada dos maiores navios do mundo ao país.

Apesar destas ações, Doha é uma cidade voltada e pensada para o turista, que tem à disposição centenas de imensos centros comerciais e facilidades para atender o estrangeiro.