Topo

Santos

Santos já perdeu G. Henrique e outra joia pode sair; veja fim de contratos

Yuri Alberto, atacante do Santos, tem contrato até julho de 2020 e pode assinar pré-contrato em fevereiro - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Yuri Alberto, atacante do Santos, tem contrato até julho de 2020 e pode assinar pré-contrato em fevereiro Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

22/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Santos perderá Gustavo Henrique, no time desde 2013, de graça ano que vem
  • Risco é que o mesmo aconteça com Yuri Alberto, que tem vínculo até julho
  • Além dele, outros seis têm contrato curto, inclusive Evandro, só até 30/6
  • Santos teve dificuldades em processos de renovação contratual neste ano

A saída do zagueiro Gustavo Henrique é um dos pontos baixos da atual administração do Santos. Formado nas categorias de base do clube, presente desde 2013 no elenco profissional, valorizado no mercado e capitão ao longo desta temporada, o jogador de 26 anos sairá ao fim do contrato, em 31 de janeiro do ano que vem, para assinar com o Flamengo sem custos. Mas o "caso Gustavo Henrique" não é um acontecimento isolado.

A situação mais preocupante da atualidade é do atacante Yuri Alberto, de 18 anos. Ele tem vínculo com o Peixe só até 31 de julho de 2020 e, por isso, pode assinar pré-contrato com qualquer outro clube a partir de fevereiro para sair de graça.

A falta de proteção santista ainda carrega outro agravante: em janeiro, o jogador disputará o pré-olímpico pela seleção brasileira sub-23, torneio que será visto em todo o mundo por causa da proliferação de promessas. Se o rendimento de Yuri Alberto for bom, é possível que os interessados apareçam — ele é observado pelo mercado internacional desde a base.

O Santos tenta renovar com Yuri Alberto há menos de um semestre. As primeiras conversas ocorreram enquanto Paulo Autuori foi diretor técnico (de julho a novembro de 2019) e seguem agora que William Thomas ocupa o cargo. Não há perspectiva de resolução próxima do caso e a maior tendência é que a promessa que jogou só três partidas com Jorge Sampaoli neste ano deixe o Santos em julho.

Ao longo de 2019 o Santos teve problemas na renovação contratual de vários jogadores formados no clube. O volante Sandry, por exemplo, foi promovido ao elenco profissional por Sampaoli, afastado por causa da dificuldade na assinatura do vínculo profissional e chamado de volta depois que o acordo foi feito. Já Tailson chegou a treinar por uma semana no Barcelona antes de assinar novo contrato com o Peixe. Houve casos em que o clube não conseguiu convencer as promessas a ficar, como Robson Bambu e Léo Cittadini, hoje no Athletico Paranaense.

De 37 jogadores que terminaram a temporada no Santos, já estão fora Gustavo Henrique, Victor Ferraz (trocado por Madson, do Grêmio) e Jorge (devolvido de empréstimo ao Monaco). Derlis González, que tem contrato de empréstimo até junho, também procura um novo clube mediante acordo com o Dinamo de Kiev, da Ucrânia. De 33 restantes, sete têm contrato a vencer em 2020, contando Yuri Alberto.

Veja o ano de término de contrato dos jogadores do Santos:

  • 2019: Jorge e Leandro Donizete.
  • 2020: Vanderlei, Vladimir, Romário, Luan Peres (empréstimo), Pará, Matheus Ribeiro, Yuri, Evandro, Bryan Ruíz, Yuri Alberto e Derlis González.
  • 2021: João Paulo, Wagner Leonardo, Noguera (emprestado até 2020) Cadu, Carlos Sánchez, Kaio Jorge, Rafael Longuine, Allanzinho, Diogo Vitor, Copete (emprestado até 2020), Arthur Gomes, Rodrigão e Alan Cardoso.
  • 2022: Everson, Daniel Guedes, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo, Felipe Aguilar, Cleber Reis, Sabino, Alison, Jean Mota, Sandry, Cueva, Lucas Lourenço, Victor Yan, Eduardo Sasha, Marinho, Felippe Cardoso, Uribe, Soteldo, Alexandre Tam e Lucas Venuto.
  • 2023: John, Diego Pituca e Raniel.
  • 2024: Felipe Jonatan, Jobson e Tailson.

Santos