Topo

Mundial de Clubes - 2019

Personalidades se dividem entre exaltar Flamengo e provocações a rivais

Flamengo pressionou, mas acabou derrotado pelo Liverpool na final do Mundial de Clubes - KARIM JAAFAR / AFP
Flamengo pressionou, mas acabou derrotado pelo Liverpool na final do Mundial de Clubes Imagem: KARIM JAAFAR / AFP

Do UOL, em São Paulo

21/12/2019 18h47

Personalidades de diferentes áreas fizeram elogios hoje ao Flamengo, mesmo com a derrota para o Liverpool por 1 a 0 na final do Mundial de Clubes de 2019. Roberto Firmino fez o gol do time inglês na prorrogação.

O presidente Jair Bolsonaro utilizou suas redes sociais para parabenizar o Rubro-negro pela campanha: "Não sou rubro-negro, mas torci muito pelo representante do Brasil na final do mundial de clubes. O Flamengo fez uma grande partida contra um dos times mais caros do mundo. Deu exemplo de garra, determinação e disciplina. Honrou sua camisa e sua história. PARABÉNS, FLAMENGO!"

O general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, celebrou o clube — que, segundo ele, "honrou o futebol brasileiro".

"Flamengo (...) jogou de igual para igual com o melhor e mais caro time do mundo. Partida equilibrada, de alto nível técnico, disputada com lealdade, dentro dos princípios mais nobres do esporte. Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer", registrou no Twitter.

O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, fez referência ao técnico do Flamengo, o português Jorge Jesus, para comemorar o bom desempenho do clube.

"Orgulhoso 'dessa equipa', como diria o Mister. Parabéns Flamengo pelo ano maravilhoso", publicou Bretas na rede social. O Flamengo conquistou o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores da América em 2019.

"Outro patamar"

O comediante Marcos Castro, torcedor do Flamengo, preferiu responder às provocações de torcedores de outros times. "Ver os antis comemorando é normal. Comemorem, esse é o momento de vocês. Depois voltem para a mediocridade do time de vocês. Aqui é outro patamar", desabafou.

O ator Thiago Gagliasso, que atualmente é assistente da Superintendência de Artes da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, publicou um vídeo consolando o filho. Mas também alfinetou os rivais.

"E não importa se ele perde ou ganha eu vou cantar", escreveu o irmão de Bruno Gagliasso. "Definitivamente essa geração 2015 não conheceu Val Baiano, Negreiros, Dimba, Josiel... Engole isso, filho, ou o papai vai te contar as fábulas do Walter Minhoca e do Léo Medeiros, OK? Ficou bom rapidinho (...). Secadores fdp, deixem aqui sua risadinha", registrou ele no Instagram.

O jornalista André Rizek, do SporTV, se concentrou em analisar a partida. Para ele, as substituições promovidas pelo técnico Jorge Jesus acabaram tendo efeito negativo no Flamengo.

"O excelente trabalho do Jesus fez o Flamengo chegar até aqui, encarar de igual para igual o campeão europeu. Pela primeira vez, de que me lembre, suas alterações pioraram o time. Só seria possível, hoje, se fizesse um jogo com erro zero. O erro capital veio justamente do Mister", avaliou.

João Guilherme, narrador e apresentador do FOX Sports Brasil, preferiu exaltar a atuação rubro-negra. "Flamengo provou que realmente está em outro patamar. Jogou e fez frente a uma equipe extraordinária. A nação está orgulhosa", publicou.

O streamer Adolfera, por outro lado, preferiu provocar. "Nossa, quer dizer então que você torce para o Mengão? Que o seu time está em outro patamar? O quê? Quem torce para outro time não pode falar nada, porque o seu Mengão esteve em outro patamar neste ano? 'Quisso', hein cara, você deve ser muito f... mesmo, posso andar com você no recreio?", alfinetou.

Depois, diante das respostas, optou por aliviar. "Galera, desculpa se exagerei na zueira, mas falaram tanto esse ano que eu esperei pacientemente esse momento", acrescentou.