Topo

Mundial de Clubes - 2019

Klopp nega surpresa por jogo do Flamengo e diz: "Não era fácil"

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/12/2019 19h06

Resumo da notícia

  • "Vimos o Flamengo jogar muito futebol, analisamos muito bem, especialmente o jogo contra o Santos"
  • "Jogamos em um sistema que atrapalhou o Flamengo. Não foi nosso melhor jogo, mas o suficiente para vencermos"
  • "Os times sofreram pela questão física, mas os atletas do Flamengo sentiram mais porque jogaram uma temporada inteira"
  • "Não estou aqui para julgar o futebol brasileiro ou o inglês. Tenho três brasileiros no meu time e eles são muito importantes"

O Liverpool enfrentou dificuldades, mas confirmou o favoritismo e venceu o Mundial de Clubes da Fifa. Depois do triunfo por 1 a 0 sobre o Flamengo, obtido somente na prorrogação após gol do brasileiro Roberto Firmino, o técnico Jürgen Klopp elogiou o desempenho do adversário no Qatar, embora tenha evitado fazer comparações entre o nível técnico do Brasileirão e do Campeonato Inglês.

Em entrevista coletiva concedida pós-título, o comandante alemão negou qualquer surpresa com a postura do time rubro-negro, dominante no Brasil e na América do Sul em 2019. Antes do embate deste sábado, Klopp dizia que não possuía muitas informações sobre a equipe de Jorge Jesus.

"Vimos o Flamengo jogar muito futebol, analisamos muito bem, especialmente o jogo contra o Santos. Demos trabalho para eles e esperávamos terminar o jogo nos 90 minutos. Os nossos jogadores fizeram um bom trabalho, não era fácil. Não houve surpresa", afirmou o treinador alemão, que admitiu um Liverpool abaixo da crítica na decisão do Mundial.

"Jogamos em um sistema que atrapalhou o Flamengo. Não foi nosso melhor jogo, mas o suficiente para vencermos. Todos os meus jogadores mostraram que viemos para isso, para ganhar. Os times sofreram pela questão física, mas os atletas do Flamengo sentiram mais porque jogaram uma temporada inteira", acrescentou.

O Flamengo entrou em campo 74 partidas competitivas durante 2019, enquanto o Liverpool, após período de férias no meio do ano, atuou 30 vezes na temporada 2019/2020.

Mesmo com esta enorme diferença física, Klopp manteve a linha de elogio ao Flamengo. No entanto, ao ser perguntado sobre a distância competitiva entre o futebol brasileiro e a Premier League, o treinador alemão se esquivou.

"Não estou aqui para julgar o futebol brasileiro ou o inglês. Tenho três brasileiros no meu time e eles são muito importantes", encerrou Klopp, que teve dois destes atletas nacionais como destaques do Mundial (Roberto Firmino e Alisson). Fabinho, lesionado, ficou fora da viagem ao Qatar.