Topo

Galvão vê Fla jogando de igual para igual; comentaristas culpam alterações

Alex Oxlade-Chamberlain encara a marcação de Gerson na final do Mundial de Clubes de 2019 entre Liverpool e Flamengo - Karim Jaafar/AFP
Alex Oxlade-Chamberlain encara a marcação de Gerson na final do Mundial de Clubes de 2019 entre Liverpool e Flamengo Imagem: Karim Jaafar/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/12/2019 18h02Atualizada em 21/12/2019 18h58

Apesar da derrota por 1 a 0 para o Liverpool na final do Mundial de Clubes, o Flamengo recebeu elogios de Galvão Bueno. Comandando a transmissão na Globo, o narrador afirmou que o time de Jorge Jesus jogou 'de igual para igual' com a equipe de Jurgen Klopp, além de colocar a decisão entre as melhores dos últimos anos.

"Um grande jogo. Uma batalha de 120 minutos. A torcida do Flamengo aplaude o seu time, e tem que aplaudir mesmo. (...) Foi valente, lutou, teve até oportunidades até para ganhar o jogo, e foi desmontado em duas alterações. (...) A verdade é que foi um grande jogo de futebol", disse o narrador logo após o apito final.

"Jogou de igual para igual até os 35 minutos do segundo tempo. Foi uma grande final, uma das melhores ocorridas ultimamente. (...) Uma temporada inesquecível do Flamengo: De títulos, do Campeonato Carioca, do Campeonato Brasileiro recheado de recordes, de uma vitória na Libertadores, e um grande jogo, jogo de gente grande. Se o Liverpool é o melhor time do mundo, o Flamengo jogou de igual para igual com ele", completou.

Pouco depois, através de suas redes sociais, Galvão voltou a falar sobre a final. Afirmando estar com o 'coração em dia' após o infarto sofrido pouco antes da final da Libertadores, o narrador elogiou os rubro-negros por aplaudirem o time após a derrota para os ingleses.

"Foi um grande jogo, uma grande decisão. Eu, pessoalmente, estou muito satisfeito, porque tenho a certeza que estou com saúde, com o coração em dia, e pude fazer uma transmissão vibrante. E fiquei feliz com o futebol apresentado pelo Flamengo. Jogou com aquele que é considerado o melhor time do mundo. Jogou um jogo igual, um jogo encaixado, um jogo justo, até o momento em que as alterações desmontaram um pouco o time do Flamengo. (...) Teve justiça sim, pelo final, para o Liverpool, mas a torcida do Flamengo fez muito bem em aplaudir seu time", disse o locutor.

Culpa de Jorge Jesus?

Ao lado de Galvão na transmissão da final, os comentaristas Roger Flores e Maestro Júnior criticaram as alterações feitas por Jorge Jesus no segundo tempo da partida, principalmente as saídas de Arrascaeta e Everton Ribeiro para as entradas de Vitinho e Diego Ribas.

"As substituições, realmente, fizeram com que a equipe perdesse completamente aquela organização que teve durante o jogo", opinou Júnior, campeão mundial com o Flamengo em 1981.

"Não dá nem para falar que alguém do Flamengo jogou mal. Todo mundo jogou bem hoje. A questão foi uma desorganização nos últimos 10 minutos de jogo, que deu campo para o Liverpool, uma equipe muito perigosa, que é a melhor do mundo. (...) Não arranha em nada o que o Flamengo fez esse ano, e fez um grande jogo novamente", completou Roger que, durante a transmissão, questionou as alterações feitas pelo técnico português.

"Jogos deste nível, você ganha e perde no detalhe. Talvez, o detalhe tenha sido nas substituições", reiterou Maestro.

"Confirmou aquilo que a gente esperava, que essa diferença entre o futebol europeu o e sul-americano diminuiu. Foi o jogo mais equilibrado que a gente viu nos últimos anos. É muito legal isso. Dá muito mais força para o futebol brasileiro", concluiu Flores.