Topo

11 x 4: Europa goleia no Mundial Fifa; só brasileiros ganharam pela América

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Arrascaeta: Liverpool é o rival na decisão - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Arrascaeta: Liverpool é o rival na decisão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá

Do UOL, em Doha (Qatar)

21/12/2019 04h01

A final de hoje (21) entre Flamengo e Liverpool, às 14h30 (de Brasília), no Estádio Khalifa, será um duelo de duas das maiores escolas do futebol mundial, mas também uma espécie de nova tentativa de afirmação dos sul-americanos, que viraram fregueses dos europeus no Mundial de Clubes no atual formato.

Desde que a Fifa inchou a competição e adotou esse novo formato com representantes de todas as confederações anualmente, a partir de 2005, apenas os brasileiros "honraram" o continente e levantaram o troféu: Corinthians (2012), Internacional (2006) e São Paulo (2005). Antes, a entidade máxima do futebol tinha realizado uma edição semelhante aos moldes atuais em 2000, com o Corinthians campeão.

A última vez de uma vitória de um campeão da Libertadores sobre o vitorioso da Liga dos Campeões, no entanto, foi em 2012, quando os alvinegros, com um gol de Guerrero, bateram o Chelsea na grande decisão.

Corinthians superou o Chelsea na final do Mundial de 2012 - Flavio Florido/UOL - Flavio Florido/UOL
Imagem: Flavio Florido/UOL

Desde então, San Lorenzo, River Plate e Grêmio bem que tentaram, mas foram superados pelos representantes do Velho Continente. Um ano antes da glória corinthiana, o Santos chegou à decisão, mas foi massacrado por 4 a 0 pelo Barcelona. Há ainda os insucessos de Boca Juniors (ARG), LDU (EQU) e Estuadiantes (ARG), contra, respectivamente, Milan (ITA), Manchester United (ING) e Barcelona (ESP).

Pior que a jornada santista foram as de Inter e Atlético-MG. Em 2010, o Colorado sucumbiu ao Mazembe, do Congo, na partida semifinal. Já em 2013 foi a vez do Galo cair para o Raja Casablanca (MAR) e sequer ter a chance de encarar o Bayern (ALE). Além deles, outros sul-americanos sequer chegaram à final; o Atlético Nacional (COL), em 2016, e o River Plate, no ano passado.

Para superar o histórico negativo e mudar um pouco a história, o Fla terá pela frente nada menos que o Liverpool de Salah, Firmino e Mané. Uma tarefa nada fácil para a volta das vitórias sul-americanas.

No total, considerando o Mundial de Clubes de 2000 e os a partir de 2005, são 7 títulos de times espanhois (3 do Barcelona e 4 do Real Madrid), 4 de brasileiros (Corinthians, duas vezes, São Paulo e Internacional), 2 da Itália (Milan e Inter), um da Inglaterra (Manchester United) e um da Alemanha (Bayern).

Fora o Mundial de Clubes chancelado pela Fifa, outros times brasileiros (Santos, São Paulo, Grêmio e o próprio Flamengo) já tinham vencido a final do extinto Intercontinental, torneio jogado entre os campeões da Libertadores e da Champions League. De 15 edições, o placar é de 11 a 4 pros europeus.