Topo

Primo de Amoroso trabalha no Dortmund para levar "método alemão" ao mundo

Rodrigo César Martins, ex-jogador e professor do Borussia Dortmund - Divulgação/Colégio Porto Seguro
Rodrigo César Martins, ex-jogador e professor do Borussia Dortmund Imagem: Divulgação/Colégio Porto Seguro

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

20/12/2019 04h00

No gol esquerdo do ginásio de uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, Rodrigo César Martins se enrola entre o português e o alemão para orientar cerca de dez alunos. As frases motivacionais tabelam com os treinos de fundamento aplicados pelo ex-jogador de futebol.

"Ronaldo trabalhou para chegar onde chegou", "assim como eu e vocês, que temos o dom, é necessária força de vontade" e "tem muita coisa que eu também não sei, mas eu tenho força de vontade para aprender" são algumas das frases ditas aos meninos com faixa etária de 13 anos.

Rodrigo é primo do ex-atacante Amoroso e rodou o mundo jogando futebol como meia. Passou por times pequenos da Alemanha, atuou na Coreia do Sul, Israel, China. Mas três operações do joelho esquerdo e uma ruptura no tendão de Aquiles o levaram ao Borussia Dortmund. Rodrigo fez cursos e hoje atua como professor nas clínicas aplicadas pelo clube alemão ao redor do mundo. O objetivo é levar o "método alemão de treino" a outros povos.

Rodrigo César Martins orienta alunos do colégio Porto Seguro - Divulgação/Porto Seguro - Divulgação/Porto Seguro
Imagem: Divulgação/Porto Seguro

Durante uma hora e meia, Rodrigo e o marroquino Mohamed Kabouchi ensinaram a alguns alunos do colégio Porto Seguro condução de bola, marcação, finalização e dribles característicos, como de Zidane, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Franck Ribéry.

"O objetivo dessas clínicas é poder mostrar um pouco o que é o futebol da Alemanha, que é a posse de bola, a disciplina dentro e fora de campo. Muitos países não têm essa disciplina, o respeito dentro de campo com o adversário para que se possa ter um futebol bonito, mas, ao mesmo tempo, agressivo", explica o Rodrigo, que deixou o Brasil há 17 anos para seguir a vida de jogador na Europa.

Tanto tempo longe criou uma Torre de Babel na cabeça de Rodrigo. As palavras em português saem da boca com um leve sotaque alemão. Isso quando saem. A simples frase "tocar as mãos" foi esquecida por ele, que precisou de ajuda para traduzir "hände berühren".

"Até mesmo a minha família tem muita dificuldade para entender o que eu falo. Depois de mais de 17 anos fora do país, você pega um pouco das outras culturas. Então, eu tenho dificuldade com a língua por estar falando alemão todos os dias. Eu esqueço algumas palavras e a minha esposa, que é alemã, tem que me ajudar com o português."

Rodrigo esteve com o Borussia Dortmund no Brasil por causa da Legends Cup, torneio de ex-jogadores do clube alemão, do São Paulo, do Barcelona e do Bayern de Munique, realizado no último final de semana. Ele não entrou em campo, mas aproveitou a parceira com o Porto Seguro para aplicar as clínicas nas três unidades que o colégio tem em São Paulo.