Topo

Libertadores - 2020

"Zebra" do grupo de São Paulo e River é estreante e superou morte de meia

Binacional comemora título de campeão do Peruano de 2019 - Divulgação/Binacional
Binacional comemora título de campeão do Peruano de 2019 Imagem: Divulgação/Binacional

Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

18/12/2019 12h00

Ontem (17), o São Paulo ficou sabendo que não terá vida fácil na edição de 2020 da Copa Libertadores da América. Com o sorteio dos grupos, ficou definido que o Tricolor terá de enfrentar River Plate, LDU e Binacional em sua chave. Enquanto os dois primeiros assustam mais a princípio, a equipe peruana tem história recente e é candidata a ser a zebra da chave.

Quando a bolinha sorteada foi revelada com o nome "Binacional", muita gente ficou perdida, sem saber muito sobre a equipe. Campeão peruano de 2019, o time é sensação no país e, para isso, superou recentemente ainda uma grande tragédia: a morte do meio-campista Julio Pablo Vergara, vítima de acidente de carro.

A ascensão do Binacional foi rápida. O clube nasceu em 2010 como uma equipe da cidade peruana de Desaguadero e conquistou resultados expressivos em campo nos últimos três anos, que elevaram o patamar do time. Primeiro veio o acesso à primeira divisão do país, em 2017. Depois, a classificação para a Sul-Americana deste ano, o título peruano e a vaga inédita na Libertadores.

Apesar de ser desconhecida na América do Sul, a equipe do Binacional tem um nome famoso no banco de reservas. O time é comandado por Roberto Mosquera, ex-atacante da seleção peruana que disputou a Copa do Mundo de 1978.

Altitude supera La Paz

Desde a fundação do Binacional, que nasceu bancado pela prefeitura da cidade, muita coisa mudou. Inclusive a casa da equipe. Isso porque o time precisou deixar Desaguadero em busca de estádios melhores para mandar seus jogos até chegar a Juliaca, município que fica próximo à fronteira com a Bolívia, às margens do Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo.

Assim, os times que jogarão contra o Binacional na fase de grupos precisarão enfrentar também a altitude. A cidade em que o clube manda seus jogos fica mais de 3.800 metros acima do nível do mar, batendo a temida La Paz (Bolívia), posicionada a 3.700 metros de altitude.

Em campo, a conquista mais recente do Binacional aconteceu no último fim de semana, quando o time foi campeão do Campeonato Peruano em cima do tradicional Alianza Lima. A vaga para a Libertadores havia sido confirmada antes, quando a equipe venceu o primeiro turno do nacional.

Juan Pablo Vergara - Reprodução - Reprodução
Acidente que matou Juan Pablo Vergara no começo de dezembro
Imagem: Reprodução
Tragédia matou meia de 24 anos

Mas 2019 não reservou apenas alegrias para o candidato a zebra da fase de grupos da Libertadores. Neste ano, o elenco teve de lidar com a morte do meia Julio Pablo Vergara, destaque da equipe. O jogador de 24 anos não resistiu após capotar o carro na noite do dia 2 de dezembro, em Juliaca. Outros dois jogadores do time estavam no carro, mas não se feriram com gravidade.

O primeiro jogo da final contra o Alianza Lima, que terminou em vitória por 4 a 1, foi marcado por emocionadas homenagens ao meio-campista.