Topo

Grêmio

Perto de reforço, Grêmio mantém alternância e problema para firmar atacante

Diego Tardelli foi investimento alto do Grêmio no início de 2019 no mercado da bola - Pedro H. Tesch/AGIF
Diego Tardelli foi investimento alto do Grêmio no início de 2019 no mercado da bola Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • O Grêmio está prestes a contratar mais um atacante.
  • A chegada de outro jogador reforça a rotatividade na função mais perto do gol adversário.
  • Nos últimos anos, jogadores chegaram e saíram do clube, poucos conseguiram firmar posto na frente.

O presidente Romildo Bolzan Júnior disse, na posse do Conselho de Administração do Grêmio, que o clube está próximo de firmar a contratação de um atacante. E o cenário remonta a rotina de alternância e a concorrência forte no setor.

Nos últimos anos, a posição de comandante de ataque do Tricolor é instável. Reforços chegam e saem a cada janela do mercado da bola, jogadores passam a temporada sem conquistarem titularidade incontestável.

Tomando por recorte a chegada de Renato Gaúcho, em 2016, vários atletas já estiveram vez por outra o posto mais próximo do gol adversário. E um novo está prestes a chegar para tentar convencer um ex-atacante de que pode ocupar este lugar na equipe.

Luan, Bolaños, Henrique Almeida...

Quando Renato Gaúcho assumiu o comando gremista, o time tinha em Luan o nome mais perto do gol rival. Com Douglas como armador, Pedro Rocha e Ramiro se firmando pelos lados. No início daquele ano, porém, o reforço de Henrique Almeida tinha sido bastante comemorado. O jogador havia feito boa temporada pelo Coritiba em 2015, mas não conseguiu render o esperado. Da mesma forma, Miller Bolaños demandou investimento alto. No primeiro ano sofreu com uma fratura no rosto e no segundo acabou deixando o clube.

Jael, Lucas Barrios...

Campeão da Copa do Brasil, o Grêmio abriu 2017 sonhando alto. E atingiu seus objetivos com o título da Libertadores ao fim do ano. Para isso, novamente mudou a linha de ataque. Pedro Rocha deixou o clube, Fernandinho entrou. Luan passou a atuar recuado e dois homens de área chegaram. Jael, que se lesionou e acabou tendo poucas chances, crescendo mais no fim da temporada, e Lucas Barrios, titular do time em boa parte do ano.

André, Brocador...

A saída de Barrios após o Mundial de Clubes abriu espaço no grupo gremista. Novamente um atacante foi contratado para 2018. Desta vez a opção foi por André, que passou a concorrer com Jael pela titularidade do time. O Tricolor aumentou o número de opções de Portaluppi com a chegada de Hernane Brocador, que teve poucas chances e não demorou a ir embora.

Luciano, Tardelli e Vizeu

Mais uma vez a temporada atual começou com atacantes contratados. Diego Tardelli foi a grande aposta. Reforço de peso, pedido pessoal de Renato Gaúcho, salário alto, mas idas e vindas no time. Com alguns problemas de adaptação, ele só conseguiu ganhar a titularidade realmente no fim do ano e o futuro é incerto. Enquanto isso, mais duas alternativas foram contratadas. Felipe Vizeu chegou por empréstimo da Udinese, da Itália, mas sofreu uma grave lesão no joelho, passou por cirurgia e boa parte da temporada afastado. E Luciano, que reforçou o time em julho e terminou a temporada com bom rendimento.

2020...

Além do reforço que terá no ataque, o Grêmio ainda irá avaliar a evolução de Isaque, jogador do time de transição que ganhou chance na última rodada do Brasileiro e arrancou elogios da comissão técnica.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi informado incorretamente que Everton teria virado titular com a saída de Pedro Rocha. Quem virou titular foi Fernandinho.

Grêmio