Topo

Incrível: a corrida louca de Bale "estilo Bolt" pra decidir um Real x Barça

Bale corre para comemorar o segundo gol do Real contra o Barcelona pela final da Copa do Rei - AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO
Bale corre para comemorar o segundo gol do Real contra o Barcelona pela final da Copa do Rei Imagem: AFP PHOTO/ JAVIER SORIANO

Do UOL, em Santos (SP)

18/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Gareth Bale brilhou na final da Copa do Rei de 2014, contra o Barcelona
  • Galês correu cerca de 50 metros para marcar o segundo gol merengue
  • Bale acabou até comparado com o ex-velocista jamaicano Usain Bolt

Provável opção no banco de reservas do Real Madrid para o clássico de hoje (18), às 16h (de Brasília), contra o Barcelona, no Camp Nou, em jogo adiado da décima rodada do Campeonato Espanhol, Gareth Bale pode hoje não contar com o mesmo prestígio de quando iniciou a sua passagem pelo time merengue, em 2013, após passagem marcante pelo Tottenham. Mas não dá para negar que o atacante galês deixou o seu nome marcado na história do El Clásico.

O grande momento de Bale em um Real x Barcelona aconteceu logo em sua primeira temporada pelos merengues. O ano era 2014, e as equipes não disputavam um clássico qualquer. O jogo, realizado no Mestalla, decidia quem ficaria com a taça da Copa do Rei. Sem Cristiano Ronaldo, machucado, o galês já despontava como principal candidato a herói desde o apito inicial.

Mas foi só aos 39min do segundo tempo que a estrela de Gareth Bale brilhou. Com o placar em 1 a 1 após gols de Di Maria e Bartra e o duelo caminhando para a prorrogação, o galês encontrou fôlego para uma arrancada - e um gol - que entrou para a história. Com uma velocidade impressionante, ele partiu pela esquerda desde antes do meio-campo, deixou Bartra para trás e, depois de correr cerca de 50 metros e invadir a área, finalizou entre as pernas do goleiro Pinto.

As comparações com Usain Bolt, o velocista jamaicano que há dois anos havia conquistado três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, foram inevitáveis e acabaram sendo usadas por jornais de todo o Mundo. Até o próprio Bolt entrou na brincadeira e analisou o gol em uma entrevista que deu ao jornal espanhol Marca: "Ele teve um passado como atleta que o ajudou nesse movimento. É o objetivo de qualquer velocista no mundo poder marcar um gol algum dia. Ele é o jogador de futebol mais rápido do mundo no momento".

Na época, Bale classificou o gol como o maior de sua carreira e comemorou o, até então, primeiro título com a camisa merengue. "Estava tentando superar o jogador [Bartra] do jeito que podia. Estava fora do campo, mas nunca tirei meus olhos da bola e felizmente acabei no fundo da rede. Foi o maior gol da minha carreira e sinto que foi incrível ganhar meu primeiro troféu com o Madrid", disse à imprensa espanhola.

O duelo de hoje (18) estava programado para acontecer dia 26 de outubro, mas acabou adiado devido a manifestações populares na Catalunha. Uma opção para acompanhar o confronto, que vale a liderança da tabela, é assinar o UOL Esporte Clube, que dá acesso a jogos da La Liga.