Topo

Fla adota discurso de dever cumprido e tenta tirar peso de final do Mundial

Leo Burlá

Do UOL, em Doha (Qatar)

18/12/2019 04h00

A vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o Al-Hilal (SAU), em jogo válido pela semifinal do Mundial de Clubes, trouxe não apenas a vaga na sonhada decisão, mas também um sentimento de missão cumprida entre os rubro-negros.

É evidente que o título está na alça de mira de todos no clube, mas passar pelos sauditas foi um alívio para um time que já fez história na temporada de 2019. Um tropeço em Doha não teria dimensões catastróficas, mas seria uma situação que demandaria explicações.

"Não comprometeria nossa temporada, claro. Mas, se não tivéssemos avançado, teríamos de dar explicações", afirmou marcos Braz, vice-presidente de futebol do clube.

Na saída do campo, o clima era de total alegria entre os jogadores do elenco, que tiveram de lidar com a pressão do fantasma da queda precoce. Ainda que possam não admitir publicamente, havia um temor de que um tropeço ontem (17) adiasse o sonho do bicampeonato mundial. Com a vaga carimbada, os rubro-negros aguardam o rival do duelo de hoje (18) entre Liverpool e Monterrey (MEX). Agora, o que vier é lucro.

Um dos mais felizes na saída era o atacante Gabigol. O camisa 9 não deixou sua marca, mas foi importante sem a bola e fez uma partida acima da média do time em boa parte do tempo.

Questionado se esse primeiro jogo da competição é sempre uma cilada, o artilheiro minimizou uma eventual pressão externa sofrida nos dias que antecederam o confronto diante dos sauditas:

"Esse time é muito tranquilo, é brincadeira o tempo todo. A gente sabe que alguma hora a gente vai encaixar as jogadas. Não tem essa de obrigação. Não tem favorito em um momento desses."

A vitoria trouxe, sim, uma sensação de dever de casa feito por todos no elenco. Com a primeira metade do caminho percorrido, os rubro-negros ganham uma dose extra de tranquilidade para disputar os 90 minutos mais importantes do clube nos últimos tempos.

A gente já está na final. Nós vamos encarar quem vier com muita responsabilidade e dedicação, como fizemos durante toda a temporada", disse Bruno Henrique, em entrevista à TV Globo.

Com a tranquilidade de quem já deu seu primeiro passo, o Flamengo retoma hoje suas atividades no Qatar. Na parte da tarde, os jogadores fazem um treino leve e terão um dia de mais descanso depois do triunfo. A partir de 20h30 (horário local), as atenções se voltam para a outra semifinal. Para o Flamengo, não há mais o que temer.