Topo

Palmeiras

Novo auxiliar do Palmeiras virou braço direito de Luxa por perfil estudioso

Copertino trabalhou com Luxemburgo no Vasco e chega com o treinador ao Palmeiras - Divulgação / Marcos Braz
Copertino trabalhou com Luxemburgo no Vasco e chega com o treinador ao Palmeiras Imagem: Divulgação / Marcos Braz

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

17/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Maurício Copertino é auxiliar de Luxemburgo desde 2016, quando trabalharam na China
  • Formado na Licença Pro da CBF, assistente tem perfil estudioso elogiado pelo técnico
  • Trabalho de Copertino nas categorias de base da seleção o colocou no "radar" de Luxa
  • Além do auxiliar, Luxemburgo chega ao Palmeiras com o preparador físico Antônio Mello

Recém-contratado para sua quinta passagem pelo Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo traz consigo um novo integrante na sua comissão técnica. O ex-zagueiro Maurício Copertino, que ficou famoso atuando pelo Santos nos anos 90, virou o "braço direito" do treinador há três anos, após chamar a atenção do veterano pelo perfil estudioso e pela formação acadêmica nos cursos da Confederação Brasileira de Futebol. Ele será um dos principais homens de confiança de Luxa no Verdão.

"Moderno" é uma palavra que Luxemburgo costuma usar para definir Copertino, formado na primeira turma da Licença Pro da CBF Academy, o mais alto nível dos cursos da entidade. Aos 49 anos, o ex-zagueiro trabalha com o atual chefe desde 2016, quando ambos se aventuraram no comando do Tianjin Quanjian na segunda divisão chinesa. Os dois também estiveram juntos no Vasco neste ano, em trabalho que tirou o Cruzmaltino da zona de rebaixamento.

Além da formação acadêmica, o "olho" para trabalhar com jovens pesou para Luxemburgo chamar Copertino para sua comissão. O novo auxiliar palmeirense foi assistente técnico das seleções sub-20 e olímpica entre 2013 e 2015, quando o treinador era Alexandre Gallo. Mesmo com o objetivo de se tornar treinador, Copertino não teve como recusar o convite de Luxa, e a parceria dura até hoje. No Vasco, ele ajudou na transição de promessas como Talles Magno e Bruno Gomes em 2019.

Com uma relação de companheirismo com o treinador, Copertino geralmente é o responsável por armar e comandar a maioria dos treinos das equipes de Luxa - uma prática que já foi comum com os dois últimos treinadores do Palmeiras, Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari, que tinham respectivamente em Sidnei Lobo e Paulo Turra seus "fiéis escudeiros". Turra, aliás, também se formou na Licença Pro da CBF neste ano.

No Palmeiras, o novo assistente vai dividir a comissão com Andrey Lopes, auxiliar fixo do clube, que dirigiu o time nas últimas rodadas do Brasileirão e foi elogiado. Além dele, Luxemburgo também chega ao Palmeiras com o preparador físico Antônio Mello, parceiro do técnico há mais de duas décadas.

Copertino não esconde que quer ser um treinador no futuro - por enquanto, suas únicas experiências no cargo foram no Serrano-RJ, em 2006, e em duas passagens pelo Zhejian Yiteng, da segunda divisão da China, em 2017 e 2018. Todos os seus outros trabalhos em 13 anos de carreira foram como auxiliar, em um currículo que conta com clubes como Internacional, Atlético-MG e Bahia, além dos já citados Vasco e seleções brasileiras sub-20 e olímpica.

Após o fracasso na negociação por Jorge Sampaoli, que era a primeira opção, Luxemburgo e Copertino começarão a próxima temporada com grandes desafios no Palmeiras. A missão estabelecida pela diretoria é não apenas de voltar a conquistar títulos, mas também praticar um futebol ofensivo e atraente e aumentar em peso o uso das categorias de base. O contrato da nova comissão vai até o final de 2021.

Palmeiras