Topo

Galiotte explica divergências com Sampaoli e projeta 2020 com Luxemburgo

Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/12/2019 19h23

No Paraguai para o sorteio dos grupos da Copa Libertadores da América 2020, o presidente do Palmeiras Maurício Galiotte conversou com o repórter Ricardo Lay, do Fox Sports, durante o Expediente Futebol de hoje (17). Na entrevista, o mandatário palmeirense falou escolha de Vanderlei Luxemburgo como treinador, e a negociação fracassada com Sampaoli.

"Conversamos com o Sampaoli e ele expôs o que ele acreditava ser merecedor. É uma pessoa muito competente, um profissional de alto nível, mas ficou muito distante daquilo que entendemos que temos que investir. E o Luxemburgo atende o novo momento do Palmeiras, com seu perfil e competência. Ele terá recursos e estrutura para trabalhar. Com essa remodelação no departamento de futebol, acredito que o Palmeiras será muito competitivo em 2020, para brigar por títulos", disse.

O presidente do Palmeiras também falou sobre reestruturações por que o clube deve passar para 2020. As principais mudanças citadas pelo mandatário passam pela política de contratações e de utilização de jogadores da base do Palmeiras. A ideia, segundo Galiotte é comprar jogadores apenas para o time titular usar atletas formados no clube para compor o elenco.

"Nós estamos fazendo reestruturações no Palmeiras. Não é só o treinador. Isso é muito importante, mas a reestruturação é mais ampla. Passa pelo perfil do treinador, que vai ter todos os recursos para trabalhar e tem um perfil vencedor. As mudanças não são só no comando da equipe. Teremos mudanças na política do uso da base do clube, na política de contratações. Teremos uma equipe comandando o futebol profissional do Palmeiras a partir deste ano, além do gerente de futebol e do treinador. Vamos ter critérios melhores definidos para investimentos. É importante deixar isso claro para o torcedor, porque o foco está muito em cima do nome do treinador, mas a mudança é muito maior que isso", declarou.

Maurício Galiotte avalia que o ano de 2019 foi marcado por uma série de erros, e que as mudanças devem começar a partir de um entendimento destas falhas.

"Temos que avaliar o que aconteceu em 2019 e fazer diferente. Vamos usar a base, e isso vai ser parte da política do clube. Vamos para contratações pontuais, pensando em nomes que briguem pela titularidade ou que sejam titulares. Não vamos mais buscar jogadores para compor elenco. Estes, nós entendemos que devem vir da base. Não usamos a base em 2019. Nós erramos nesse sentido nesse ano. [...] Uma série de erros que cometemos e vamos trabalhar para não repeti-los"

Por fim, Galliote falou sobre a situação de Raphael Veiga. Apesar das especulações de uma possível transferência para o Grêmio, o presidente do Palmeiras garantiu que o meio-campista está nos planos do time para a próxima temporada.

"Raphael Veiga é um grande jogador e está nos nossos planos para 2020", finalizou.