Topo

Santos

Atacante da seleção sub-20 e "futuro brilhante" pode deixar Santos de graça

Yuri Alberto em atuação pela seleção brasileira sub-20 - CBF
Yuri Alberto em atuação pela seleção brasileira sub-20 Imagem: CBF

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

17/12/2019 04h00

O centroavante Yuri Alberto, de apenas 18 anos, não vem sendo aproveitado no Santos, mas está em alta com o técnico André Jardine, da seleção brasileira sub-20, e foi convocado para a disputa do Pré-Olímpico entre 18 de janeiro e 9 de fevereiro, na Colômbia. O jovem tem vínculo com o Peixe somente até julho deste ano e já poderia assinar um pré-contrato em fevereiro e sair de graça no mercado da bola.

Com o centroavante em baixa e fora dos planos, o Santos chegou a pensar em negociá-lo na última janela internacional, mas não teve sucesso. O clube e estafe não falam sobre o assunto renovação e alegam que resolvem a questão internamente. Diante da visibilidade do torneio, o centroavante pode voltar valorizado e dificultar a negociação.

Yuri foi parceiro de Rodrygo nas categorias de base e artilheiro de várias competições. Ele subiu junto com o amigo para o time profissional, promovido também pelo técnico Elano. No entanto, não teve o mesmo sucesso do "raio" no time de cima e caiu no esquecimento.

Na temporada 2019 atuou apenas 115 minutos pelo time profissional e não teve mais chances, mesmo com o problema no comando de ataque que assolou o clube no primeiro semestre. Ainda assim, Yuri nunca deixou de ser convocado para a seleção de base e agora comemora a oportunidade de disputar o torneio.

"Começar 2020 desta forma será incrível. Agradeço muito a confiança da comissão técnica da Seleção por essa oportunidade. Fiz um bom trabalho na seleção sub-18 e sub-20 ao longo da temporada e isso me credenciou a estar com esse grupo agora", disse Yuri.

O técnico André Jardine admitiu que o nome do centroavante santista poderia surpreender a imprensa pela pouca utilização no Peixe, mas ratificou sua confiança no "capitão" e afirmou que o camisa 9 tem um futuro brilhante pela frente.

"É um atleta que talvez seja a maior surpresa da lista para a imprensa, porque não vem jogando no profissional do Santos, mas é o capitão da nossa seleção sub-20. Dentre todos aqui é o segundo com mais jogos pela seleção e sempre que vem aqui desempenha em altíssimo nível. Temos convicção do potencial que tem independente do momento dentro do clube que talvez não seja o melhor, mas temos certeza que tem um futuro brilhante inclusive dentro da seleção. Fez por merecer, esteve aqui na última convocação e teve ótimo desempenho, se mostrou em uma forma espetacular e é um jogador que vai deixar uma ótima impressão para todos", afirmou Jardine em entrevista coletiva.

Ao todo, Yuri Alberto tem 22 jogos com a camisa do Santos e dois gols marcados. Em 2019, entrou no amistoso contra o Corinthians no início da temporada, foi titular na estreia no contra a Ferroviária e entrou na segunda etapa da derrota por 5 a 1 para o Ituano.

Santos