Topo

Palmeiras

Parceria Palmeiras-Luxembugo é forte no Paulistão e decepciona em mata-mata

Luxemburgo em treino do Palmeiras em 2009: equipe foi eliminada pelo Nacional na Libertadores - Fabio Braga/Folha Imagem
Luxemburgo em treino do Palmeiras em 2009: equipe foi eliminada pelo Nacional na Libertadores Imagem: Fabio Braga/Folha Imagem

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

16/12/2019 04h00

Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Palmeiras e tentará a partir de janeiro ajudar o time a reencontrar a rota de títulos depois de uma temporada 2019 sem taças. O treinador chega ao clube com um vasto currículo, sobretudo no Paulistão. Em duelos de mata-mata da Libertadores e da Copa do Brasil, em contrapartida, o aproveitamento é ruim.

Com Luxemburgo, o Palmeiras conquistou seus últimos quatro estaduais (1993, 1994, 1996 e 2008). Antes dessa sequência, o clube alviverde conquistou o Paulistão em 1976, com o técnico Dudu.

Dessa forma, foi Luxemburgo quem comandou o Palmeiras no fim de jejum de 17 anos sem títulos, após derrotar o Corinthians na decisão. Ele repetiu a dose no ano seguinte, em um campeonato de pontos corridos, e encantou o futebol brasileiro com o título estadual de 1996, marcado por goleadas alviverdes, novamente sem final.

Doze anos depois, voltou a levantar a taça do Paulistão, dessa vez com vitórias sobre o São Paulo na semifinal e a Ponte Preta na final. Desde então, o Palmeiras acumula fracassos no campeonato estadual, em um total de 11 anos de seca.

Luxa - Sergio Alberti / Folhapress - Sergio Alberti / Folhapress
Luxemburgo com a troféu do Paulistão 2008: técnico levou o clube às quatro últimas conquistas estaduais
Imagem: Sergio Alberti / Folhapress

Agora, o Palmeiras tentará buscar ainda o seu maior objetivo: o título da Libertadores na temporada 2020. Nesse sentido, as lembranças com o treinador não são boas. Em 1994, a equipe foi eliminada pelo São Paulo nas oitavas de final. Em 2009, a queda foi diante do Nacional, do Uruguai, nas quartas.

Em outras competições continentais, o roteiro se repetiu. Na Copa Conmebol de 1996, o Palmeiras foi derrotado pelo Bragantino, com direito a uma goleada de 5 a 1 na partida de ida das oitavas. Na Sul-Americana 2008, o algoz foi o Argentinos Juniors, nas quartas.

Luxemburgo comandou o Palmeiras em dois títulos brasileiros. Em 1993, os palmeirenses bateram o Vitória na final depois de se classificarem num quadrangular. No ano seguinte, o time liderou seus grupos nas fases iniciais e conquistou o título depois de derrotar Bahia, Guarani e Corinthians no mata-mata.

Mas, na Copa do Brasil, Luxemburgo não conseguiu repetir a boa campanha. Em 1993, o Grêmio eliminou o Palmeiras nas quartas de final. No ano seguinte, perdeu para o Ceará nas oitavas, A equipe foi finalista em 1996, mas perdeu o título para o Cruzeiro em casa.

Em 2002, o Palmeiras caiu para o ASA, de Alagoas, logo na primeira fase. O último insucesso foi na edição 2008, quando o Sport venceu a equipe palmeirense nas oitavas de final.

Palmeiras