Topo

Palmeiras

Antes de desacordo, Sampaoli tinha impressionado Palmeiras por conhecimento

Jorge Sampaoli, técnico do Santos, em jogo contra o Palmeiras - Marcello Zambrana/AGIF
Jorge Sampaoli, técnico do Santos, em jogo contra o Palmeiras Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

15/12/2019 04h00

O técnico Jorge Sampaoli não faz mais parte dos planos do Palmeiras. O clube alviverde comunicou ontem (14) que desistiu da negociação por falta de acordo financeiro com o treinador argentino.

O desfecho da negociação acontece depois de Sampaoli ter mostrado bastante conhecimento do elenco do Palmeiras. As considerações do ex-treinador do Santos, inclusive, impressionaram os membros que representaram o clube na reunião da última quinta-feira, no Rio de Janeiro. No papo, o argentino surpreendeu ao citar qual foi a melhor contratação do Alviverde em 2019: Ramires.

Na ocasião, Sampaoli disse que o volante é um dos poucos no país que tem a capacidade de fazer o jogo de área a área, com bom poder de marcação e criação. Ele sabe das condições físicas e diz que é normal que o meio-campista demore um pouco para recuperar 100% de sua capacidade após temporadas na China e uma cirurgia.

Além dele, Sampaoli elogiou muito as qualidades de Dudu e se empolgou com Gabriel Verón. No encontro de quinta-feira, o treinador mostrou em uma apresentação de Powerpoint qual a sua avaliação, atleta por atleta.

Ele separou os jogadores em cores e fez comentários específicos das características de cada um. Os atletas aprovados por ele levavam a cor verde; os reprovados eram pintados em vermelho.

O argentino ainda continuou a apresentação indicando diversos nomes das categorias de base que poderão ser utilizados na composição do grupo. O conhecimento animou a comitiva palmeirense que foi até o Rio de Janeiro.

Depois disso, o treinador ainda colocou a sua leitura do mercado e de possíveis nomes que poderiam ser contratados para a próxima temporada. Vários atletas chilenos, argentinos e colombianos foram apontados como excelentes reforços. Alguns deles, inclusive, já estavam no radar do Palmeiras.

Na visão de Sampaoli, era essencial que o time da capital fizesse quatro contratações. Ele tinha conhecimento que o poder de compra do Alviverde dependeria da venda de atletas nesta janela.

O Palmeiras aguardava o "sim" do argentino e chegou a dar um prazo para que ele se decidisse. Sem o acerto com o ex-técnico do Santos, o clube paulistano agora busca a contratação do espanhol Miguel Ángel Ramírez, que levou o Independiente del Valle, do Equador, ao título da Copa Sul-Americana em novembro passado, depois de derrotar o Corinthians na semifinal.

O plano B do Palmeiras é o técnico Vanderlei Luxemburgo, que deixou o Vasco após término do contrato com o clube carioca. O Palmeiras vê o Atlético-MG como um concorrente.

Palmeiras