Topo

Grêmio

Após oscilação e quase venda, Luan se prepara para 1º desafio longe do RS

Mercado da Bola: Luan deixa o Grêmio e se acerta com o Corinthians - LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA
Mercado da Bola: Luan deixa o Grêmio e se acerta com o Corinthians Imagem: LUCAS UEBEL/GRÊMIO FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/12/2019 04h00

Luan se acertou com o Corinthians. Ainda que a negociação não esteja oficializada, o jogador de 26 anos deixa o Grêmio e parte para a primeira oportunidade longe do Rio Grande do Sul. E a mudança no mercado da bola acontece depois de vários momentos em que ele poderia ter deixado o clube.

O jogador chegou ao Grêmio bem antes do time principal. Jogou nas equipes de base e recebeu a primeira chance em 2014. Não demorou para virar titular e ídolo da torcida.

Com o crescimento a cada temporada e os resultados positivos, a valorização natural por pouco não o levou do Tricolor antes mesmo de se tornar melhor jogador do continente. Depois da conquista da Copa do Brasil, o Spartak Moscou se acertou com o Grêmio para compra do atleta por 24 milhões de euros (R$ 109,6 milhões pela cotação atual).

A ideia dos russos era levar o jogador no meio de 2017. A equação que evitaria que ele participasse do título da Libertadores e o consequente prêmio de Rei da América acabou não fechando por opção dele. De olho na Copa do Mundo do ano seguinte, Luan preferiu ficar.

Os meses que sucederam isso foram difíceis. Uma negociação de renovação de contrato colocou jogador e clube em lados opostos do balcão. Entre idas e vindas, o atleta ganhou elevação salarial, se tornando um dos mais altos do grupo. Viu a redução de sua multa rescisória, que autorizava uma venda em outra janela. E ainda acertou uma progressão que aumentava seus vencimentos paulatinamente.

Depois dos títulos, individuais e coletivos, o jogador seguiu protagonista e conheceu ausência de holofotes apenas entre 2018 e 2019. Neste ano teve uma temporada irregular, lesão, foi afastado, e terminou a rotina de jogos com o menor número de participações desde que subiu ao principal.

Na última janela de transferências, ele recebeu uma série de sondagens, esteve inclinado a sair, mas acabou permanecendo no clube.

A ida para o Corinthians aparece como primeira mudança desde que Luan se tornou profissional. Será a chance de abrir mercado e conquistar sucesso distante de onde isso ocorreu há tanto tempo.

Ainda restam detalhes burocráticos para oficialização do acordo. Inicialmente, nenhum jogador corintiano será envolvido no negócio que movimentará R$ 20 milhões por 55% dos direitos do atleta.

Grêmio