Topo

Morre técnico que levou Santa à Série A e revelou Juninho Pernambucano

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em Santos (SP)

12/12/2019 14h19

Resumo da notícia

  • Nereu Pinheiro morreu na manhã de hoje, por conta de um tumor na cabeça
  • Técnico acumulou passagens vitoriosa pro Santa Cruz e Sport
  • Nereu era o treinador do Sport no vice da Copa do Brasil de 89
  • Pelo Santa, conseguiu o histórico acesso para a Série A em 1999

O técnico Nereu Pinheiro, que acumulou passagens vitoriosas por Sport e Santa Cruz, entre outros clubes de Pernambuco, faleceu na manhã de hoje (12), aos 69 anos, em Recife, por conta de um tumor na cabeça. Ele estava internado há quase dois meses.

Responsável por revelar vários jogadores na região do Nordeste, entre eles Juninho Pernambucano, ex-Sport, Nereu Pinheiro ficou marcado na história do Santa por conta do acesso à Série A em 1999; pelo time rubro-negro, foi vice da Copa do Brasil de 1989 - derrotado pelo Grêmio na decisão.

A data de hoje (12/12/2019), aliás, acaba sendo mais do que simbólico, uma vez que o marcante acesso do Santa Cruz para a elite do futebol nacional aconteceu há exatos 20 anos. O clube coral, assim como o Sport, prestou homenagem a Nereu em suas redes sociais.

Uma lenda no Estado, Nereu foi o técnico escolhido para comandar a seleção pernambucana em amistoso contra o Barça Legends, na Arena Pernambuco, em abril do ano passado.

Em Pernambuco, ele também acumulou passagens por Central, América, Olinda e Ferroviário do Cabo. Ainda comandou times como Treze-PB, Confiança-SE e Sergipe-SE.

Nas redes sociais, o tetracampeão Ricardo Rocha, nascido em Recife, também prestou homenagem ao treinador.