Topo

Grêmio vê carência e procura três laterais para o início do próximo ano

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Jeremias Wernek e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

12/12/2019 04h00

O Grêmio negocia a contratação de Victor Ferraz e tem tratativas em andamento por Caio Henrique, ambos negócios revelados pelo UOL Esporte. Mas a busca por laterais não para. O clube gaúcho entende ter carência quantitativa para o início de 2020 e assim, sonha em contratar mais um atleta da função.

Orejuela, 24 anos, é uma das alternativas no Mercado da Bola que o Grêmio analisa.

O colombiano está emprestado ao Cruzeiro pelo Ajax, mas a opção de compra tinha vínculo com presença na primeira divisão. Com o time mineiro rebaixado à Série B do Brasileiro, a cláusula pode ser exercida por outro clube. Os dirigentes gremistas analisam investida.

"Temos necessidade até pelo ponto de vista numérico. Na direita, saíram dois e um [Leonardo Gomes, com lesão no joelho direito] só volta em maio ou junho. Vamos buscar laterais. No plural. Inclusive para a esquerda", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

A primeira opção da lateral esquerda é Caio Henrique, do Atlético de Madrid e que em 2019 esteve emprestado ao Fluminense. Já existe um acerto verbal com o jogador, mas resta acordo com os dirigentes espanhóis. O único empecilho é uma possível oferta da Europa.

Na lateral direita, Victor Ferraz é admirado por Renato Gaúcho e possui boa relação com jogadores do elenco gremista - entre eles David Braz. O Grêmio negocia com o Santos uma compensação, que pode até envolver jogadores, para liberação do lateral de 31 anos.

Dodô, emprestado pela Sampdoria ao Cruzeiro, chegou a ser analisado. A dívida dos italianos com o lateral é um entrave considerado grande e que diminui as chances de contratação.

Depois de liberar Rafael Galhardo e Léo Moura, o Grêmio tem na lista de reapresentação somente o jovem Felipe para lateral direita. Na esquerda, Bruno Cortez e Juninho Capixaba. O segundo, no entanto, deve ser negociado e vem daí a busca por um novo jogador da posição.