Topo

Mundial, Champions, Barça x Real: o que 2019 tem de futebol pós-Brasileirão

Lionel Messi comemora gol do Barcelona contra o Borussia Dortmund; time catalão pega o Real Madrid no dia 18 de dezembro - Josep LAGO / AFP
Lionel Messi comemora gol do Barcelona contra o Borussia Dortmund; time catalão pega o Real Madrid no dia 18 de dezembro Imagem: Josep LAGO / AFP

Do UOL, em São Paulo

09/12/2019 12h00

O término do Campeonato Brasileiro costuma deixar o fã de futebol do país apreensivo sobre como serão os dias até que o calendário nacional seja retomado com os Estaduais em janeiro. Ao que depender das últimas semanas de 2019, no entanto, os torcedores terão pouco tempo para sentir saudade da bola rolando.

Até o fim de dezembro, grandes jogo pelo mundo agitarão a agenda esportiva: além das participações de Flamengo e Liverpool no Mundial de Clubes, Barcelona e Real Madrid fazem clássico pelo Campeonato Espanhol. E não para por aí: além da última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Campeonato Inglês tem boas partidas previstas para as próximas semanas.

Liverpool vai ao Mundial, mas...

A fase do time de Jürgen Klopp na Premier League é tranquila. Primeiro colocado com 46 pontos, com 15 vitórias e um empate em 16 jogos, e oito pontos de vantagem para o vice-líder Leicester. Porém, na Champions, a classificação ainda não foi garantida.

Os ingleses enfrentam o Red Bull Salzburg na Áustria, amanhã (10), e podem ser eliminados em caso de derrota, desde que o Napoli vença o Genk. Como perdeu por 4 a 3 em Anfield, o RB se classificaria com vitória simples, já que o confronto direto é o critério de desempate.

Também na rodada final da fase de grupos, Chelsea, Ajax, Atlético de Madri, Inter de Milão e Borussia Dortmund decidem se avançam ou não para as oitavas.

De olho no adversário do Flamengo no Mundial

Certamente os flamenguistas e outros torcedores assistirão a Al-Hilal x Esperance, no dia 14. É desta partida que sairá o adversário do Rubro-Negro na semifinal do Mundial, marcada para dia 17. O Liverpool joga a sua partida um dia depois. Vale ressaltar que a competição começa já na próxima quarta-feira (11).

Barça e Real fazem jogo atrasado

Quem ficar com saudades do Brasileirão terá um Barcelona x Real Madrid, no Camp Nou, para se distrair. O clássico atrasado da décima rodada do Espanhol acontece no dia 18, às 16h (de Brasília). Atualmente, as equipes somam 34 pontos cada e são as duas primeiras colocadas na classificação.

Inglês tem jogos 'de ponta' em dezembro

Alguns jogos do Campeonato Inglês prometem antes de o ano acabar. No dia 21, por exemplo, Manchester City e Leicester, principais perseguidores do Liverpool, duelam no Etihad Stadium. Há ainda Tottenham x Chelsea (no dia 22), Leicester x Liverpool (26/12) e Arsenal x Chelsea (29/12).

Assista aos gols da da 38ª rodada do Brasileirão

Gols UOL Esporte

Veja os principais jogos de dezembro

Liga dos Campeões

10/12 - RB Salzburg x Liverpool (vale classificação)
10/12 - Inter de Milão x Barça (Inter joga pela classificação)
10/12 - Chelsea x Lille (Chelsea joga pela classificação)
10/12 - Ajax x Valencia (jogam pela classificação)

Mundial de Clubes

11/12 - Hienghene x Al Sadd (início do Mundial)
14/12 - Al-Hilal x Esperance (adversário do Flamengo)
14/12 - Monterrey x Henghene ou Al Sadd (adversário do Liverpool)
17/12 - Estreia do Fla contra Al-Hilal ou Esperance
18/12 - Estreia do Liverpool
21/12 - Final do Mundial

Campeonato Espanhol

18/12 - Barça x Real no Espanhol

Campeonato Inglês

15/12 - Arsenal x City
21/12 - City x Leicester
22/12 - Tottenham x Chelsea
26/12 - Leicester x Liverpool
29/12 - Arsenal x Chelsea