Topo

Brasileirão - 2019

Fluminense vence Corinthians com brilho de garoto de 20 anos em Itaquera

Do UOL, em São Paulo

08/12/2019 17h58

Na briga por uma vaga na próxima Sul-Americana e maior premiação, o Fluminense contou com o brilho de um jovem de Xerém para vencer o Corinthians hoje, por 2 a 1, e sair com os dois objetivos da Arena em Itaquera. Evanilson, 20 anos, fez os gols da equipe carioca na partida de encerramento do Campeonato Brasileiro. Gustavo diminuiu no segundo tempo.

Com o resultado, o Alvinegro paulista termina o Brasileirão com 56 pontos, na oitava colocação. Foi o pior desempenho em casa, desde que a Arena foi construída, em 2014: 61,4% de aproveitamento em 2019, contra 62,8% de 2018, até então pior ano no novo estádio. O Flu, com 46 pontos, ficou na 14ª posição, o que lhe dá a vaga na competição continental e mais R$ 2,2 milhões.

Agora, as equipes entram em férias. Enquanto o Timão aguarda Tiago Nunes, que assume em janeiro de 2020, Marcão tem futuro indefinido no Flu. Ele virou o técnico desde que Oswaldo de Oliveira foi demitido.

Evanilson brilha com dois gols

Era a estreia de Evanilson como titular do Fluminense. O jogador de 20 anos, que havia participado de três partidas do Brasileirão até a tarde de hoje, brilhou na Arena corintiana e marcou pela primeira vez no profissional. Os dois gols — um deles uma pintura — surpreenderam o próprio camisa 17. "Fiquei feliz pela oportunidade que o Marcão me deu. Eu achei que não fosse ser brilhante assim, mas graças a Deus trabalhei bastante para que quando tivesse a oportunidade, pudesse fazer o gol", disse, na saída para o intervalo, ao "Premiere".

O pior: Carlos Augusto

O lateral esquerdo do Corinthians não teve jornada feliz. Além de assistir ao Flu construir o primeiro gol em uma jogada de lateral do seu lado, Carlos Augusto viu o garoto Lucas Piton, que entrou em seu lugar no intervalo, dar assistência precisa para Gustavo.

Corinthians dá espaços e vai mal na marcação

A equipe mandante teve dificuldade para infiltrar a zaga do time carioca. Quando não tinha a bola, foi ainda pior: deu muitos espaços na marcação e assistiu ao adversário construir boa vantagem na primeira etapa. A criação melhorou no segundo tempo, quando Gustavo diminuiu.

Flu se segura atrás e é 'letal' no ataque

O Tricolor teve boa atuação defensivamente e foi 'letal' no ataque. Com marcação forte a partir do meio de campo, conseguiu neutralizar a maioria das tentativas do Corinthians. No ataque, explorou as falhas do clube paulista para chegar aos gols. Brilhou a estrela do garoto de Xerém.

Cronologia do jogo

Com certa liberdade, o Fluminense abriu o placar após cobrança de lateral, aos sete minutos do primeiro tempo. Nenê cruzou e Evanilson completou para o gol. Aos 28, o garoto voltou a dar as caras, desta vez com chute colocado e um golaço. Cássio apenas observou a bola entrar. Na etapa final, aos 18 minutos, Lucas Piton recebeu na esquerda e cruzou na medida. Gustavo subiu mais alto e diminuiu.

VAR tem tarde agitada

Foi um jogo agitado para Braulio da Silva Machado, responsável pelo árbitro de vídeo em Itaquera. Primeiro, a tecnologia teve de checar a posição de um jogador do Flu no começo da jogada do segundo gol. Na etapa final, Jadson foi derrubado pelo goleiro Marcos Felipe, e o pênalti assinalado. O VAR, no entanto, encontrou falta de Janderson no início do lance e anulou a marcação.

Corinthians faz homenagem a Coelho

Diretoria e jogadores do Corinthians fizeram uma homenagem a Dyego Coelho antes da partida. O treinador, que assumiu a equipe depois da saída de Fábio Carille, deixa o comando para a chegada de Tiago Nunes. Ele inicia o trabalho em janeiro de 2020.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 2 FLUMINENSE

Data e horário: 8 de dezembro de 2019, domingo, às 16h (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira
Auxiliares: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labbes
VAR: Braulio da Silva Machado
Cartões amarelos: Gil (Corinthians); Nenê, Evanilson e Igor Julião (Fluminense)

Gols: Evanilson, aos 7' e aos 28 minutos do primeiro tempo; Gustavo, aos 18 do segundo tempo.

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Gil, Marllon, Carlos Augusto (Lucas Piton); Gabriel, Júnior Urso (Jadson), Mateus Vital, Janderson; Vagner Love e Boselli (Gustavo). Técnico: Dyego Coelho.

FLUMINENSE
Marcos Felipe; Gilberto, Nino, Luccas Claro, Igor Julião; Yuri, Caio Henrique, Daniel (Miguel), Nenê; Marcos Paulo (Wellington Nem) e Evanilson (Pablo Dyego). Técnico: Marcão.