Topo

'Exclusiva' na Série A, Edina Alves treina todos dias e faz teste masculino

Edina Alves, única mulher a apitar a série A do Brasileirão na década - Julia Rodrigues/UOL
Edina Alves, única mulher a apitar a série A do Brasileirão na década Imagem: Julia Rodrigues/UOL

Talyta Vespa

Do UOL, em São Paulo

06/12/2019 11h00

Edina Alves é única árbitra a apitar a Série A do Campeonato Brasileiro no atual quadro da CBF. Ela contou que faz testes físicos masculinos para poder atuar em partidas protagonizadas por homens. "Não é para ter pena de mim. Para isso, não faço chorinho. Mostro resultado com meu trabalho: treino sete dias por semana, faço o teste físico masculino e faço bem feito", disse a atleta em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

A juíza explicou que fazer ambos os testes é possível se houver esforço. "Para os homens, o desempenho em campo é mais fácil, é uma questão física. A gente também consegue, só tem que treinar mais. E eu treino".

Aos 39 anos, a atleta foi considerada a quarta melhor árbitra do mundo pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol). Entre as vencedoras, a única brasileira. Ela treina, no mínimo, seis vezes por semana e tem apenas quatro dias de folga por mês.

"Assim que voltei do Mundial sub-17, em novembro, pedi ao meu treinador uns dias de folga. Queria descansar, visitar minha família. Sabe o que ele disse? 'Você quer folgar? Folga. Tem um monte de gente que está louco para entrar no seu lugar. A escolha é sua'. Levantei da cama e fui treinar". Veja a reportagem completa aqui.