Topo

Com gols e assistência de Veron, Palmeiras goleia o Goiás e briga pelo vice

Do UOL, em São Paulo

05/12/2019 21h11

O Palmeiras goleou o Goiás por 5 a 1 na noite desta quinta-feira (5), pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Zé Rafael, Dudu (duas vezes) e Gabriel Veron (duas vezes), o time paulista fez um bom jogo no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O desconto dos goianos veio com Rafael Moura, em pênalti inexistente que não foi anulado pelo VAR.

A partida teve clima de pelada de fim de ano, com as duas equipes lutando apenas para ficar o mais alto possível na tabela e cometendo diversos erros por falta de concentração. A grande atração foi o gol do jovem de 17 anos, que fez seu segundo jogo entre os profissionais, marcou dois gols e ainda deu assistência para Dudu.

Agora, os palmeirenses ainda podem alcançar a segunda colocação, enquanto o Goiás não tem mais chances de ir à Libertadores e já está garantido na Sul-Americana, em posição intermediária.

Com o resultado, o Palmeiras empata nos 71 pontos com o Santos, que perdeu do Athletico ontem, mas segue em terceiro por conta do número de vitórias. Na próxima rodada, no domingo, o Alviverde pega o Cruzeiro, que luta para não cair, enquanto a equipe da Baixada Santista recebe o Flamengo. Já o Goiás estaciona nos 49 pontos, na 11ª posição. O time do Centro-Oeste joga em casa contra o Grêmio para fechar o Brasileirão.

VEJA O 1º GOL DE GABRIEL VERON PELO PALMEIRAS

Gols UOL Esporte

Quem foi bem: Gabriel Veron

Gabriel Veron teve a sua segunda chance entre os profissionais e brilhou. Além de fazer dois gols após iniciar a jogada, ele deu assistência para Dudu após lindo drible pela esquerda, complementando a excelente atuação. Ele é sinal de esperança para o 2020 do palmeirense.

Quem foi mal: Rafinha

A primeira opção para o lugar de Michael, suspenso, o atacante não conseguiu desenvolver um bom futebol e acabou substituído por Kaio. Os torcedores do Goiás sentiram falta do candidato à revelação do Brasileirão.

Perto de aposentadoria, Dracena volta ao "berço"

Edu Dracena anunciou durante a semana que se aposentará do futebol após o término do Brasileirão. O zagueiro teve como presente uma oportunidade de atuar como titular justamente no estádio em que ele começou a sua carreira, quando defendia o Guarani. Ele e Luan ocuparam as vagas que normalmente são de Gustavo Gómez, lesionado, e Vitor Hugo, que foi liberado para passar por operação. Um pouco fora de ritmo, o veterano precisou apelar para uma falta de cartão amarelo ainda no primeiro tempo. No final do segundo tempo, ele teve seu nome gritado pelas arquibancadas.

Gabriel Veron se torna o 2º mais jovem da história a marcar

Aos 17 anos e eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de sua categoria, o jovem fez o seu segundo jogo entre os profissionais e conseguiu fazer seu gol. Ele iniciou a jogada com passe para Lucas Lima, que achou Jean, aberto pela esquerda. O experiente lateral achou Veron dentro da área, que só "cumprimentou" a bola para fazer o terceiro do Palmeiras. Agora, ele é o segundo mais jovem da história a fazer gol com a camisa do Palmeiras, atrás do atacante Juliano, que, aos 16 anos, 11 meses e 23 dias, fez um na vitória sobre o Nacional, do Uruguai, em 19 de agosto de 1998. Depois, ele fez excelente jogada para dar assistência para Dudu e ainda ampliou sua própria contagem.

Cronologia do jogo

Com o clima das arquibancadas como se fosse jogo beneficente, a partida começou devagar. No primeiro lance que atacou, o Goiás conseguiu abrir o placar em bate-cabeça da zaga, mas o juiz anulou por suposta falta em cima de Weverton. O time paulista reagiu em jogada que começou com toque de calcanhar de Matheus Fernandes, passou por excelente passe de Lucas Lima e terminou com gol de Zé Rafael. Nem deu tempo de comemorar, e o Goiás empatou com pênalti polêmico. Diogo Barbosa fez falta fora da área, o juiz deu pênalti e o VAR não interferiu. Rafael Moura converteu a penalidade. Nem dez minutos depois, Dudu iniciou jogada com Zé Rafael, entrou na área e recebeu cruzamento para acertar voleio e recolocar o Palmeiras à frente no placar. O Palmeiras só não aumentou porque Tadeu fez boas defesas em chutes de fora.

No segundo tempo, as duas equipes mais se estudaram do que se atacaram. A grande atração ficou por conta da entrada de Veron, bastante aplaudido pelas arquibancadas. Em uma de suas primeiras ações, ele começou a jogada e entrou na área para receber passe de Jean e fazer o seu gol. Lucas Lima teve boa participação, mais uma vez na jogada do garoto de 17 anos. Um pouco antes disso, o Goiás havia tentado reagir com a entrada de Kaio no lugar de Rafinha, mas pouco adiantou. Veron ainda teve tempo de entortar a marcação para dar assistência para Dudu. Depois, o camisa 7 retribuiu dando passe para o garoto fazer seu segundo.

Árbitro comete erros em momentos capitais

Bruno Arleu de Araújo não foi bem. Ele anulou um gol do Goiás por falta duvidosa em cima de Weverton e, por sorte, seria salvo porque houve impedimento na origem da jogada. Depois, ele deu pênalti de Diogo Barbosa em falta claramente fora da área. Para piorar a situação, o VAR não interferiu. Já no segundo tempo, Rafael Vaz fez outro pênalti, dessa vez em cima de Marcos Rocha, com jogada quase idêntica à de Diogo Barbosa, mas a infração não foi marcada, e o VAR também não interferiu.

Interino inova com time sem centroavante

Andrey Lopes teve pouco tempo para treinar, mas inovou na formação da equipe. Dudu foi escalado como único atacante da equipe, com Zé Rafael e Raphael Veiga abertos pelas pontas e Lucas Lima centralizado. O curioso é que o banco de reservas tinha Borja, Deyverson e Henrique Dourado.

Torcida organizada se atrasa, e estádio fica em silêncio

No começo do jogo, a Mancha Verde ainda não havia chegado às arquibancadas. Quem estava no estádio, tentava fazer a festa, mas o barulho era quase imperceptível. Na transmissão do Premiere, o torcedor conseguia ouvir quase todas as instruções dos bancos de reservas. Com cerca de 30 minutos doprimeiro tempo, os organizadores entraram no Brinco e mudaram o cenário.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 5 X 1 GOIÁS

Data: 05 de dezembro de 2019, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Juiz: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Correa (Fifa-RJ) e Thiago Henrique Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Edu Dracena, Diogo Barbosa, Zé Rafael e Weverton (PAL); Rafinha (GOI)
Gols: Zé Rafael, aos 21 minutos; Rafael Moura, aos 26 minutos; Dudu, aos 33 minutos do 1º tempo; Gabriel Veron, aos 25 minutos; Dudu, aos 36 minutos ; Gabriel Veron, aos 44 minutos do 2º tempo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Edu Dracena, Luan e Diogo Barbosa; Matheus Fernandes, Bruno Henrique e Lucas Lima (Ramires); Raphael Veiga (Jean), Zé Rafael (Veron) e Dudu.
Técnico: Andrey Lopes

GOIÁS: Tadeu; Yago Rocha (Thalles), Fábio Sanches, Rafael Vaz e Jefferson; Gilberto, Léo Sena e Yago Felipe; Leandro Barcia, Rafael Moura (Vinicius)e Rafinha (Kaio).
Técnico: Ney Franco