PUBLICIDADE
Topo

Flamengo dá adeus ao Maracanã e mira pontuação de nível europeu contra Avaí

Elenco do Flamengo comemorando título de Campeão Brasileiro de 2019 - GettyImages
Elenco do Flamengo comemorando título de Campeão Brasileiro de 2019 Imagem: GettyImages

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/12/2019 04h00

Bicho-papão do futebol brasileiro em 2019, o Flamengo coleciona taças, pulveriza recordes e quebra paradigmas. Em jogo que marca o adeus rubro-negro ao Maracanã na temporada, a equipe de Jorge Jesus recebe hoje (5) o Avaí, às 20h, em busca de uma marca que elevaria o clube ao patamar dos gigantes europeus.

Caso vença os catarinenses, os rubro-negros atingem os 90 pontos na tabela. Se consideradas as principais ligas do mundo, o Fla já terá pontuação superior ao do Bayern de Munique e do Barcelona, campeões do Alemão e do Espanhol na última temporada, respectivamente. (veja abaixo a lista com os pontos dos vencedores).

O triunfo igualaria os cariocas à taça conquistado pela Juventus, que levantou o último Italiano. Empatados em números de pontos, os dois clubes também somariam o mesmo número de vitórias: 28.

Com um jogo contra o Santos ainda por cumprir, o Rubro-Negro ultrapassaria o PSG se trouxer um triunfo da Vila Belmiro. Absoluto na França, o time de Neymar e companhia atingiu 91 em seu último título nacional.

A única equipe que não seria alcançada neste item é o Manchester City, que se sobrepôs aos adversários com nada menos que 98 pontos. No caso inglês, nem o Liverpool serviria como parâmetro, já que foi vice-campeão com um pontinho a menos que os Citizens.

A supremacia vermelha e preta põe em xeque a tese de que o Brasileiro é o torneio nacional mais competitivo do mundo, embora a campanha dos cariocas este ano fuja completamente à regra. Com as taças na mão, o time faz do jogo desta noite uma celebração final em casa antes do embarque para o Mundial de Clubes. Além do adeus aos torcedores, o duelo também pode representar a última exibição de Gabigol em casa. Com contrato até 31 de dezembro, a permanência do camisa 9 é incerta.

"Vai ser especial para mim. Pode ser a última, a gente não sabe. Estou muito animado para esse jogo, espero que esteja com a casa lotada. Se eu voltar a jogar, vou ficar muito feliz também", despistou ele.

O pedido do artilheiro será atendido. Até ontem (4), cerca de 55 mil ingressos haviam sido vendidos e a expectativa é de capacidade esgotada até a hora de a bola rolar. Em "outro patamar", o Flamengo desfruta seus dias de números europeus dentro e fora de campo.

A pontuação dos campeões
City de Kompany e De Bruyne ganhou o último Inglês - Divulgação/City
City de Kompany e De Bruyne ganhou o último Inglês
Imagem: Divulgação/City

Inglês - Manchester City - 98 pontos

Francês - PSG - 91 pontos

Italiano - Juventus - 90 pontos

Alemão - Bayern de Munique - 78 pontos

Espanhol - Barcelona - 87 pontos

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x AVAÍ

Data e hora: 05/12/2019, quinta-feira, às 20h (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Rhodolfo e Filipe Luís; Arão, Gerson, Diego (Everton Ribeiro) e Arrascaeta; Reinier (Bruno Henrique) e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus

AVAÍ: Vladimir, Lourenço, Kunde, Marquinhos Silva e Ramon Pereira; Marcinho, Wesley, Richard Franco e Luan Pereira; Jonathan e Caio Paulista. Técnico: Evando Camilatto

Flamengo