PUBLICIDADE
Topo
Comprar ingresso
Comprar ingresso

Corinthians pode encarar Tolima ou Guaraní-PAR na pré-Libertadores

Ronaldo em ação no jogo contra o Tolima, na pré-Libertadores 2011: derrota corintiana na Colômbia - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Ronaldo em ação no jogo contra o Tolima, na pré-Libertadores 2011: derrota corintiana na Colômbia Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Diego Salgado e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/12/2019 12h00

Classificação e Jogos

O Corinthians assegurou vaga na Copa Libertadores da América de 2020 ao vencer o Ceará por 1 a 0 ontem (4), no Castelão. Entretanto, para chegar à fase de grupos, o clube alvinegro vai ter que passar por duas fases eliminatórias, podendo reencontrar dois velhos algozes, dependendo do sorteio. O Deportes Tolima, da Colômbia, e o Guaraní, do Paraguai, estão também na etapa preliminar do principal torneio da Conmebol.

Responsável por eliminar o Corinthians de Tite, Ronaldo e Roberto Carlos na chamada pré-Libertadores de 2011, o Tolima entra também na segunda fase classificatória, a mesma que o time alvinegro vai disputar. Os adversários serão definidos em evento marcado para o próximo dia 17.

Os colombianos terminaram com a maior pontuação do ano entre quem não estava garantido no torneio continental, somando Apertura e Finalización. O Independiente Medellín, campeão da Copa da Colômbia, é o outro time do país na etapa anterior aos grupos.

Já o Guaraní, que eliminou o Corinthians de Tite, Guerrero e Renato Augusto nas oitavas de final de 2015, está na primeira fase eliminatória. Se passar por este playoff, entra na chave corintiana. A equipe de Assunção acabou com a quarta vaga do país para a competição continental.

O Carabobo, da Venezuela, também já está garantido na primeira fase eliminatória, assim como o Universitario, do Peru, e o Barcelona de Guayaquil, do Equador. O Palestino, do Chile, é outro time classificado à segunda fase.

No Brasil, apenas o Corinthians está assegurado na pré-Libertadores. O Internacional é o favorito a ficar com a outra vaga, que pode ser garantida hoje (05), caso o Goiás não vença o Palmeiras, em Campinas. Os gaúchos somam 54 pontos, cinco a mais na comparação com os goianos.

A CBF será representada na fase de grupos por Flamengo (campeão da Libertadores de 2019), Athletico (vencedor da Copa do Brasil), Santos, Palmeiras, Grêmio e São Paulo (via Campeonato Brasileiro).

Corinthians